• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que é esse furinho no olho?

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      28/06/17 às 14h44

Quem é que nunca chorou na vida? Seja de felicidade, tristeza, raiva, medo, enfim, por algum motivo você já chorou. Tem muita gente por aí dizendo que não faz isso, mas sabemos que não é verdade!

As lágrimas, também conhecidas como "fluido lacrimal" são liberadas pela glândula lacrimal, que fica localizada na parte superior do olho e é coberta pela pálpebra. Formadas por água, sais minerais e gordura, tem a função de proteger e lubrificar nossos olhos, fazendo com que eles não fiquem secos. Quando piscamos a lágrima se espalha pela córnea, e ao abrir o olho novamente, ela forma uma fina película que ali permanece.

Após realizar sua função, ela precisa ser escoada para algum lugar, certo? Bom, existem 3 formas disso acontecer: ela pode simplesmente evaporar, escorrer por seu rosto, ou ser forçada pela bomba lacrimal a escorrer para os pontos lacrimais. Aí você se pergunta: "o que são esses pontos lacrimais?"

A resposta é bem simples. Sabe o furinho que temos no canto interno das pálpebras inferiores? Ele também existe na pálpebra superior, e ao contrário do que muitos pensam, não é por ali que as lágrimas saem. Eles são os pontos lacrimais, e servem apenas para drenar as lágrimas até a cavidade nasal. Segundo a oftalmologista Fabiana Nardella, essa drenagem faz com que os olhos não fiquem lacrimejando o tempo todo.

Quando choramos, o fluxo de lágrimas aumenta muito, e esses pontos não são capazes de drenar toda a água, e é por isso que o choro escorre por todo nosso rosto.

Existem pessoas que não produzem lágrimas suficientes, e acabam sendo atingidas pela síndrome do olho seco. Já dá para imaginar o motivo de esse ser o nome, não é? Se ela não produz a quantidade necessária para lubrificar os olhos, eles ficam secos e ressecados, causando vermelhidão, coceira e outros problemas. Também existem aqueles que produzem muitas lágrimas.

E então pessoal, o que acharam? Já sabiam disso ou também achavam que era por esse furinho que as lágrimas saíam? Diz aí pra gente!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+