icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


O que é o 'capacete de Deus'?

POR Natália Pereira EM Ciência e Tecnologia 03/01/18 às 16h52

capa do post O que é o

Visões religiosas são constantemente relatadas por pessoas que dividem alguma crença. Apesar de muitos não acreditarem na afirmação dessas pessoas, mesmo que elas afirmem com toda a sua convicção, o fato chamou a atenção da ciência e fez com que pesquisas a respeito do assunto surgissem. Afinal, o que faz com que essas pessoas tenham essas visões? Esse fator pode ser explicado pelos cientistas ou seria algo ligado apenas pela fé?

Para que fosse possível entender melhor esses fatores a ciência criou uma ramificação especial para estudá-la chamada neuroteologia. A mistura entre as crenças religiosas e os sistemas neurais chamaram a atenção. De acordo com eles muitos indivíduos, mesmo aqueles que não acreditam em uma divindade, possuem essa percepção. Mostrando que a crença humana é inerente a ele e que estamos predispostos a acreditar em algo maior e no fato de que não estamos sozinhos.

Como isso se deu

Após uma experiencia religiosa ser apresentada por Rudi Affolter e por Gwen Tighe, um ateu e uma cristã, é que as coisas começaram a parecer mais interessantes para a ciência. Apesar do entendimento dos dois a respeito do que havia acontecido com eles serem diferentes as circunstâncias foram bem parecidas. Os dois tiveram uma epilepsia no lobo temporal do cérebro, o que proporcionou a sua experiência. A possível ligação entre o lobolo temporal e os sentimentos religiosos intrigou o cientista canadense Michael Persinger.

O fato fez com que ele procurasse estimular essa área a fim de ver qual seria o seu resultado. E ele se mostrou realmente incrível. 80% dos estudados relataram que a estimulação nessas áreas cerebrais fazia com que eles tivessem a sensação de não estar sozinho, descrito por muitos como uma experiência religiosa. Isso fez com que Michael levantasse a questão; Será que somos programados para acreditar em Deus? Isso é algo que já está em nós? De acordo com ele a epilepsia no lobo temporal pode ser a porta para isso.

O capacete de Deus

Para entender se seria possível fazer com que pessoas que não sofram de epilepsia no lobo temporal experimentassem essa sensação religiosa causada por essa parte do cérebro, Michael criou o "capacete de Deus". A sua função era fazer com que campos magnéticos fossem concentrados no lóbulo temporal dos voluntários. O teste feito proporcionou que seus pacientes tivessem a sensação de estar com outra pessoa na sala, quando não havia mais ninguém, em 80% deles. Ele afirma que cada pessoa possuí uma sensibilidade diferente aos campos magnéticos. Sendo que aqueles que sofrem com epilepsia no lobo temporal mais sensíveis.

Contudo, outros cientistas como Andrew Newberg acreditam que o sentimento de uma "presença extracorporal" causado pelo lobo temporal não representa o todo de uma experiencia religiosa. Ele pretende estudar o que acontece com as pessoas durante esses momentos para então buscar entende-los. Ao colocar rastreadores radioativos no cérebro do budista Michael Baime durante uma meditação ele percebeu que além da ativação do seu lobolo temporal o lobo parietal dele teve uma enorme diminuição em suas ações. Essa parte é responsável pela nossa sensação de tempo e espaço. Durante sua meditação elas quase se desativaram. Isso mostrou para ele que ainda a muito o que se estudar e aprender sobre o assunto e suas pesquisas não irão parar por aí.

Você já experimentou alguma visão religiosa ou presença extracorporal? Acredita que elas possam ser explicadas pela ciência e que sejam uma resposta do nosso cérebro a um estímulo? O que achou do "capacete de Deus"? Comenta aí a sua opinião!


Próxima Matéria
Via   BBC     Science     Feel Guide  
avatar Natália Pereira
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest