icone menu


O que é o 'dedo de gelo da morte' e por que é tão poderoso?

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      11/09/17 às 19h55
capa do post O que é o

Não estamos falando do dedo de uma pessoa que possui super poderes, caros amigos, mas sim de um fenômeno raro que acontece no mar gelado da Antártica, chamado de "Brinicle" ou "dedo gelado da morte". Usando câmeras timelapse, especialistas conseguiram gravar quando um fluxo de água salgada desce da superfície em direção ao leito do mar. Não entendeu? Pois bem, resumindo, esse fenômeno consiste em uma coluna de gelo que, quando toca o fundo do mar, congela e mata todos os animais que ali habitam.

Continua sem entender? A Fatos Desconhecidos explica para vocês. O que acontece é que como as temperatura no fundo do mar é sempre mais alta do que acima da superfície, isso faz com que os fluxos de calor vindos do mar quente até o ar frio formem gelo. Na superfície, a água salina tente a solidificar, e nisso se une em torno de uma coluna, como uma grande estalactite. Quanto mais essa coluna desce no mar, mais entra em contato com uma temperatura mais baixa.

Pois bem, o mais legal disso (ou nem tão legal assim) é quando tal coluna chega até o fundo do mar. É como se fosse o Hyoga de Cisne soltando o seu "pó de diamante", o gelo se espalha pelo fundo do mar, congelando tudo em volta. Os seres vivos do fundo do mar morrem na mesma hora que são envolvidos no gelo. Talvez você goste da nossa matéria com os 8 fenômenos estranhos da natureza que continuam impressionando a ciência.

Esse fenômeno raro foi filmado pela primeira vez pelos cineastas Hugh Miller e Doug Anderson, para a BBC One series Frozen Planet. No vídeo abaixo vocês podem conferir mais imagens desse fenômeno:

E aí, já conheciam esse fenômeno do "dedo de gelo da morte"? Comentem!


Ei Fatos, não deixe de conferir:

A câmera das meninas desaparecidas revela fotos arrepiantes e sem explicação

Próxima Matéria
Via   BBC     Hypeness  
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+