• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que é o Furacão Dorian? E quais os estragos que ele pode fazer?

POR Bruno Dias    EM Mundo Afora      29/08/19 às 18h40

Os furacões nada mais são do que redemoinhos de tempestade gigantes que assolam várias regiões da Terra. Conhecemos eles bem principalmente pela frequência com que acontecem na América do Norte e também com que aparecem na cultura pop ocidental. Felizmente, esse fenômeno não é muito frequente no Brasil.

Um desses furacões conhecidos e esperados é o furacão Dorian. Ele está previsto para ser uma tempestade de categoria quatro com ventos que chegarão a 200 quilômetros por hora quando ele atingir o território dos EUA, na segunda-feira.

Esse furacão está caminhando pelas Ilhas Virgens Britâncias e pelos EUA e também pegando Porto Rico com chuvas na quarta-feira. E ele continuou se movendo para noroeste no Atlântico na manhã de quinta-feira com ventos até 120 quilômetros por hora.

Caminho

É esperado que as águas quentes fortaleçam o furacão. Ele está no caminho para a ilha de Grand Bahama, no domingo, e provavelmente vai passar por algum lugar ao longo das costas da Flórida ou da Geórgia na manhã da segunda-feira.

Como ainda faltam quatro dias para a possível passagem do furacão, os pontos de aterrisagem ainda são vastos. Eles vão desde Florida Keys, até o sudeste da Geórgia. E segundo Chad Myers, um meteorologista, o centro pode parar no mar um pouco antes e deixar as suas bandas externas banharem uma parte grande da Flórida com muita chuva.

"Isso é forte potencial de chuva. Não será uma tempestade compacta quando chegar lá", disse Myers.

Os lugares que serão afetados nos EUA vão sentir ventos fortes e tempestades tropicais, com os ventos chegando a pelo menos 39 quilômetros por hora no começo da noite de sábado. O centro do furacão pode parar antes de chegar na terra. E isso pode pegar cidades com centímetros de chuva por horas.

"As pessoas precisam estar prontas antes do domingo", disse Ken Graham, diretor do Centro Nacional de Furacões.

Áreas

Autoridades como o governador da Flórida, Ron DeSantis, pediu que as pessoas se planejem e tenham em suas casas comidas e remédios disponíveis para pelo menos sete dias. E as pessoas que moram em regiões costeiras já estão limpando as prateleiras dos supermercados.

Além de comida, várias pessoas também estavam estocando combustível na quinta-feira. Em uma cidade a 40 quilômetros a nordeste de Orlando, em Port Orange, Brooke Koontz encontrou as prateleiras de pão e água quase vazias em um Walmart.

Em várias lojas foram vistas filas longas e poucos suprimentos. Mais de 25 municípios declararam estado de emergência. E várias autoridades estão pedindo que seus moradores se preparem.
"Consiga água, gás e dinheiro nos caixas eletrônicos. Quanto mais ouvimos sobre essa tempestade, parece grave", disse o prefeito de West Palm Beach, Keith James.

Ilhas Virgens

O furacão Dorian limpou o mar do Caribe, mas antes disso ele atacou as Ilhas Virgens Britânicas e dos EUA. Ele veio primeiro como uma tempestade tropical e depois como um furacão de categoria 1.

O estado de emergência foi declarado pelas autoridades quando as árvores caíram e os fios de energia caíram nas ilhas.

"Uma hora depois de sua passagem, a Autoridade de Água e Energia das Ilhas Virgens mobilizou equipes para realizar uma avaliação de danos. Começamos imediatamente a restauração do serviço. As equipes agora estão dispersas abordando falhas isoladas ou de bolso em alguns locais", disse Greaux.

Próxima Matéria
Via   CNN  
Imagens CNN
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+