• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que esperar do novo filme de Breaking Bad

POR Letícia Dias    EM Fatos Nerd      28/08/19 às 13h57

Embora a D23 tenha tentado monopolizar os holofotes nesse fim de semana, uma divulgação da gigante do streaming conseguiu roubar a atenção dos internautas. No último sábado, a Netflix divulgou um teaser de El Camino: A Breaking Bad Film. Desde o outono de 2018 vem circulando rumores sobre o filme baseado na famosa série de Vince Gilligan. No entanto, a produção só foi oficialmente confirmada esse mês, por Aaron Paul, interprete de Jesse Pinkman, em uma entrevista ao The New York Times.

Apesar das várias especulações a respeito do longa derivado de Breaking Bad, ninguém sabia ao certo quando, como ou se o projeto viria a ser realizado. Aparentemente, tudo já vinha acontecendo debaixo do nosso nariz. Segundo relatórios, El Camino vinha sendo desenvolvido há dois anos e as filmagens ocorreram em 2018 na cidade de Albuquerque no Novo México. Como ninguém percebeu que um filme estava sendo gravado? Bom, acontece que a produção levava o codinome de Greenbrier. Quando finalmente se deram conta de que era um projeto associado à Breaking Bad, o filme já estava pronto.

Independente da demora, o importante é que em 11 de outubro ela já estará entre nós. A Netflix conseguiu os direitos de exibi-lo antes da AMC, emissora estadunidense onde a série foi transmitida originalmente. Além da sequência, uma informação especial contribuiu totalmente para o entusiasmo dos fãs. A notícia de que Vince Gilligan, a mente criativa responsável pelas cinco temporadas da série, está por trás da produção, roteiro e direção do longa. Tirando o que já citamos, os detalhes sobre a trama tem sido mantidos em sigilo. Contudo, após muitas horas de imersão nos confins da internet, conseguimos formular nossas expectativas e compartilhar algumas coisas que aguardamos em El Camino.

Qual o paradeiro de Jesse Pinkman?

Ao contrário de muitas séries, o final de Breaking Bad foi satisfatório. Logo, ninguém esperava que houvesse uma continuação. O fato de Gilligan, o próprio criador de BB, constantemente comentar sobre o quanto foi importante finalizar a produção em seu auge, não ajudou a criar esperança. Surpreendentemente, todos fomos pegos desprevenidos com trailer onde vemos Skinny Pete, amigo viciado de Pinkman, se recusando a dar a localização de Jesse para a polícia em um interrogatório.

Partindo da premissa de que Pinkman é o personagem central da narrativa, esperamos que o longa utilize o suspense como abordagem para contar a vida do jovem parceiro de Walter White após sua fuga do cativeiro. Para aqueles que não se lembram, na última temporada de Breaking Bad, Jesse foi raptado por uma gangue neo-nazista e forçado a fabricar drogas para eles. Nos minutos finais do último episódio, Pinkman é mostrado vagando sem destino em um El Camino roubado. Portanto, podemos presumir que o enredo será ambientado alguns anos após sua fuga.

Quanto ao paradeiro de Jesse, assim como Dark, a questão mais importante não é onde, tampouco quando. Apesar da metanfetamina proporcionar uma viagem, ela não é temporal. A maior pergunta pairando sobre nós é: Com quem Pinkman está? Dificilmente o personagem teria sucesso em se esconder das autoridades sozinho. Então é muito provável que ele esteja contando com a ajuda de alguém. Podemos considerar que novos rostos sejam introduzidos no universo de química do mal, porém o que os fãs mais anseiam ver é o retorno de velhos conhecidos.

Quem pode aparecer em El Camino?

A partir de entrevistas dadas por atores relacionados a produção, conseguimos algumas sugestões. Apesar de seu personagem estar aparentemente morto, Bryan Cranston, o eterno Walter White já revelou que adoraria ser convidado para participar de uma sequência de Breaking Bad. Todavia, nada exclui a possibilidade de um retorno de Heisenberg. Assim como Delphine Cormier, ele foi baleado. Pode ser que aconteça uma situação à la Orphan Black onde o professor de química tenha sobrevivido ao tiro. Além disso, a trama pode contar com recursos como flashback, flash forward ou até mesmo alucinações, onde Cranston faça pelo menos um cameo na produção.

No entanto, ao mesmo tempo, não seria estranho se White não retornasse de forma alguma. Embora seja impossível desassociar Heisenberg de qualquer coisa relacionada à Breaking Bad, o filme se trata da busca de Pinkman por sua própria identidade. Na série o vimos ser moldado por Walter. Enquanto o mentor se tornou uma lenda, Jesse pareceu ser deixado de lado. Por incrível que pareça, ele deveria ter morrido na primeira temporada da série. Isso só não aconteceu por causa da química que o personagem apresentou com Walter. Sendo assim, El Camino chega como uma redenção narrativa para o personagem.

Foi garantido que o filme será encarregado de encerrar histórias abertas na última temporada. A própria Netflix informou que, no longa, Jesse tentará se reconciliar com o passado ao mesmo tempo em que se prepara para lidar com o futuro. Sendo assim, além de polícia e traficantes, provavelmente o veremos lidar com demônios pessoais. A morte de Jane e Andrea são duas coisas que assombram Pinkman, então pode ser que ele busque algum tipo de compensação cuidando de Brock, o filho órfão da segunda.

O que torna a narrativa de Jesse Pinkman tão importante?

Como foi muito bem levantado pelo Lainey Gossip, Jesse Pinkman é um herói popular. Tal qual em uma história escrita para a The New Yorker, o backstory do personagem conta com elementos identificáveis ao público. Simultaneamente a situação envolvendo a Guerra às Drogas, vemos a vulnerabilidade de Pinkman. Apesar de não ter sido o foco da série, a evolução do jovem é inegável. O próprio Aaron Paul apontou uma cena da série especificamente importante para o filme. No sétimo episódio da terceira temporada Jesse apresenta um monólogo onde diz que nunca esteve mais sozinho. Com nada ou ninguém a perder, o personagem deixa claro que não se sente importante. Em Breaking Bad vimos os acontecimentos sob a complexa e peculiar perspectiva de Walter White. Agora, em El Camino, Pinkman apresentará os fatos com a dose de sensibilidade que faltava.

Vale lembrar que a Netflix tem em seu catálogo todas as temporadas de Breaking Bad. No total são apenas sessenta e dois episódios. Portanto, é uma boa pedida para assistir no fim de semana e já se preparar para o filme que vem por aí. Além do filme, Better Call Saul é outro spin-off da série. Nele vemos a história do infame Saul Goodman, o advogado de Walter White na série original, cuja moralidade é questionável.

Próxima Matéria
Via   Meio Bit     Tecnoblog     Lainey Gossip     Looper     Omelete     Estadão     UOL  
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+