• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que fazer quando for hackeado?

POR Arthur Porto    EM Ciência e Tecnologia      09/10/19 às 16h15

As recentes investidas hackers a sites do governo federal, páginas de bancos internacionais, as redes do videogame Playstation e até mesmo ao site do FBI têm assustado muita gente. Em suma, sabemos que tais ataques tiveram como alvo sites importantes. No entanto, o medo de ser hackeado existe, está presente e nos deixa vulneráveis.

Os criminosos que invadiram tais domínios podem até não querer invadir o seu computador, mas podem acessar qualquer outro viés que você usufrui, como, por exemplo, seu cartão de crédito. Quando isso ocorre, geralmente, sabemos que quem pagar por isso é você. Mas como saber se seu computador foi hackeado? Como descobrir que seu cartão também foi acessado por outra pessoa?

O que fazer?

Partindo do pressuposto de que você é um entre milhões, pode ser que os hackers nunca acessem seus detalhes. Em contrapartida, pode acontecer. E, de antemão, saiba que seu antivírus não oferece proteção contra uma violação de segurança em um servidor remoto.

Descobrir se seu computador foi hackeado é praticamente impossível. Não tem como saber isso. Pelo menos, se o usuário comum não tiver conhecimentos na área. Agora, caso seu cartão de crédito seja, é sim possível.

Em suma, o primeiro sinal que aponta que um hacker acessou seu cartão de crédito é a presença de itens inesperados em sua fatura. Por isso, sempre leia atentamente as faturas de cartão de crédito. Geralmente, quando seu cartão é hackeado, os hackers realizam pequenas compras para garantir que o funcionamento do mesmo.

Após comprovarem o funcionamento, o problema. É nesse momento que os hackers decidem realizar uma grande compra. Se você tiver sorte, seu banco detectará atividades fraudulentas, recusará as cobranças e emitirá um novo cartão para você.

Em contrapartida, o meñhor mesmo é ter atenção. Assim, é possível evitar dores de cabeça. Para aqueles que não têm tempo de analisar a própria fatura, existem alguns serviços online que são responsáveis por cuidar de todas as suas finanças. No entanto, muitos não funcionam no Brasil.

Para nós, brasileiros, existem duas plataformas que podem nos auxiliar a evitar tais contratempos. Essas plataformas são a LastPass e o Dashlane. Em suma, o LastPass é um gerenciador de senhas, recurso de preenchimento automático de formulários, gerador de senhas aleatórias e aplicativo seguro de carteira digital.

Já o Dashlane é um gerenciador de senhas premium multiplataforma e um aplicativo de carteira digital, disponível no macOS, Windows, iOS e Android. O Dashlane usa um modelo de preço do Freemium, que inclui uma camada gratuita e uma assinatura premium.

E-mail

Comprometer seu cartão de crédito é, basicamente, o truque mais fácil para os hackers. Agora, a situação muda quando o alvo é sua conta pessoal de e-mail. Em suma, recuperar o controle de uma conta de e-mail que invadida pode ser mais difícil.

Primeiro, você precisará entrar em contato com o provedor do correio eletrônico e provar que é o verdadeiro titular da conta. Obviamente, se o hacker alterar sua senha, você não poderá usar seu e-mail comum para entrar em contato com o provedor. Por isso, é importante ter mais de um endereço de e-mail. Além disso, é importante também tornar cada um o endereço de contato alternativo do outro.

Você usou seu endereço de e-mail como nome de usuário em outros sites? Essa é certamente uma prática comum. Mas se você também usou a mesma senha, essas contas também serão comprometidas. Nesse ínterim, vale lembrar que mesmo se você não usou a mesma senha, você ainda pode estar com problemas. Como?

Se você esquecer uma senha de site, o que você faz? Geralmente, clica em uma determinada sessão para obter um link de redefinição de senha. Um hacker inteligente, que tem o controle da conta de e-mail, procurará rapidamente suas outras contas, mídias sociais, etc.

Após se recuperar sua conta de e-mail, você deve visitar todos os sites associados a esse endereço de e-mail e alterar sua senha. Um gerenciador de senhas seria de grande ajuda nesse caso.

Próxima Matéria
Via   pcmag  
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+