• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que havia antes do Big Bang? (Segundo Stephen Hawking)

POR Isabela Ferreira    EM Ciência e Tecnologia      05/03/18 às 19h56

Georges Edouard Lemaître foi o físico e astrônomo responsável por propor a teoria da origem do universo do Big Bang. Segundo ele, o universo teria começado a partir de um ponto muito denso que, ao explodir, foi capaz de criar o cosmos em expansão. Embora tal teoria apresente questões duvidosas, a maior pergunta ainda é: o que existia antes disso tudo?

Recentemente, o astrofísico Neil deGrasse Tysson fez questão de ter como convidado em seu programa Star Talk, o único físico que pode ser mais famoso que ele: Stephen Hawking. Após conversarem sobre alguns temas que abrangem o universo, Tysson decidiu fazer uma pergunta certeira, questionando Hawking sobre o que existia antes do Big Bang.

A resposta de Hawking

Segundo o físico, "a condição de limite do universo... É que ele não tem limites". Para responder o questionamento, ele se apoia na Teoria da Relatividade Geral: "Nada estava por aí antes do Big Bang. De acordo com a Teoria da Relatividade Geral de Einstein, espaço e tempo juntos formam um espaço-tempo contínuo, que não é plano, mas curvado pela matéria e energia dentro dele. Eu adoto uma abordagem Euclidiana para a gravidade quântica para descrever o começo do universo".

Ainda acrescenta: "Nela, o tempo real ordinário é substituído por tempo imaginário, que se comporta como uma quarta direção do espaço [...]. Em termos comuns, o espaço-tempo Euclidiano é uma superfície fechada sem fim, como a superfície da Terra. Uma pessoa pode considerar o tempo real e o tempo imaginário como começando no Polo Sul, que é um ponto no espaço-tempo governado pelas leis da física. Não há nada ao sul do Polo Sul... Então não havia nada antes do Big Bang".

Para entender mellhor

A grande questão é que o tempo é suavizado, à medida que nos aproximamos do Big Bang. Para entender melhor, imagine que você tem em suas mãos, um dispositivo que lhe permita viajar para o passado. Assim, quanto mais você volta, mais percebe que o universo está contraindo. Se resolver voltar há 13,8 bilhões de anos atrás, então presenciará o universo todo em forma de um único átomo.

Outros físicos, assim como Stephen Hawking, tentam revitalizar uma espécie de intemporalidade. Visam se livrar dos conceitos de que o universo surgiu apenas como uma grande explosão. Podemos fazer uma viagem de volta aos primeiros momentos de existência... No entanto, questionar o que havia antes do Big Bang, é como continuar caminhando em direção ao norte, mesmo depois de já ter alcançado os limites do Polo Norte. Sendo assim, podemos concluir dizendo que, segundo Stephen Hawking, não existia absolutamente nada antes do fenômeno que deu origem ao universo.

E então pessoal, o que acharam? Concordam com o que diz o físico? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+