icone menu logo logo-fatosnerd.png


O que o final de Gotham realmente significa?

POR Letícia Dias EM Fatos Nerd 02/05/19 às 15h32

capa do post O que o final de Gotham realmente significa?

Após cinco temporadas, 100 episódios e três Coringas, Gotham chegou ao fim na última noite de quinta-feira. A série da Fox foi duramente criticada, teve sua originalidade comentada, ridicularizada e até menosprezada com o passar do anos. No entanto, foi finalizada permanecendo leal aos quadrinhos e deixando saudade nos fãs.

Embora "O Início..." tenha servido o final oficial da série, a maior parte do encerramento foi realizado no episódio anterior. Nós pudemos ver o Departamento de Polícia de Gotham salvar a cidade de Talia Al Ghul, Gordon finalmente se tornar comissário da polícia e Bruce se despedindo da cidade para embarcar em sua jornada como herói.

O episódio final faz um salto de dez anos no futuro e podemos encontrar os protagonistas vivendo de forma muito diferente da que conhecíamos. Oswald Cobblepot e Edward Nygma, após uma década em Blackgate, saíram homenageando suas versões nos quadrinhos, tanto no quesito vilanesco quanto no figurino. E até Selina se torna uma pessoa totalmente diferente (literalmente, eles até colocam uma atriz mais velha) mas podemos vê-la finalmente como a Mulher-Gato.

Gotham abordou muito bem a origem de seus personagens e embora não saibamos o que vem depois, não há problemas em especular.

O que o encerramento da série realmente nos ofereceu

Comecemos com a conclusão do arco de origem do Batman. Desde o primeiro episódio, todas as ações de Bruce Wayne guiaram-no para seu destino em se tornar o protetor de Gotham. Passando pelas primeiras aulas de boxe com Alfred até seus dez anos de retiro e treinamento fora da cidade, Wayne retornou como o Homem-Morcego. O episódio mostra o herói, em seu clássico uniforme, de forma muito subjetiva. Com o ciclo de origem de Bruce Wayne encerrado é uma pena não testemunhar o que vem a seguir. No entanto, como já foi dito na série, tudo começa com uma filosofia, e é isso que o Cavaleiro das Trevas é para Gotham.

Outra coisa que o episódio final nos proporcionou foi uma ultima olhada em J. A queda de Jeremiah no tonel de produtos químicos abriu caminho para um Coringa incrivelmente original. O manto do Palhaço do Crime foi passado algumas vezes na série. Começando com Jerome Valeska, seguido por seu irmão e agora o alter-ego dele, conhecido apenas por J. Assim como vimos com Batman, a série apresentou o nascimento do Coringa. Tudo indica que o Cavaleiro das Trevas terá competição à altura por muitos anos.

O retorno de Bruce Wayne também tem fundamental importância para a cidade. Assim como o herói encapuzado, o bilionário também trabalhará em prol daqueles que precisam. E embora não sejamos capaz de presenciar o que vem a seguir. A reativação da torre Wayne representa uma nova era para Gotham.


Próxima Matéria
Via   WhatCulture  
Imagens Fox
avatar Letícia Dias
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest