• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que o formato de seu corpo pode lhe dizer sobre a sua saúde?

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      25/07/19 às 14h38

Um novo estudo descobriu que a forma do corpo, especificamente onde ocorrem depósitos de gordura, pode prever a saúde do seu sistema cardiovascular. O que o formato de seu corpo pode lhe dizer sobre a sua saúde? Esse descoberta desafia a confiança da comunidade médica no índice de massa corporal (IMC) para prever o risco cardiovascular. O estudo centrou-se em mulheres pós-menopáusicas. Portanto, mais pesquisas são necessárias para ver se isso também se aplica em mulheres mais jovens. Cada participante foi inscrita na Iniciativa de Saúde da Mulher, um estudo de saúde em larga escala que recrutou mulheres entre 1993 e 1998, acompanhou-as até o início de 2017.

Durante esse período, quase 300 mulheres desenvolveram doença cardiovascular (DCV). Os pesquisadores descobriram vários fatores únicos sobre as mulheres que poderiam apontar possíveis associações - e advertências - para as outras. Qibin Qi é professor associado da Faculdade de Medicina Albert Einstein, em Nova York, e líder da pesquisa.

Processo de análise

O que o formato de seu corpo pode lhe dizer sobre a sua saúde? As participantes com maior percentual de gordura em torno do centro e menor porcentagem de gordura ao redor das pernas (o formato de "maçã") apresentaram um risco três vezes maior de desenvolver doenças cardiovasculares. Pelo menos em relação às mulheres com menor porcentagem de gordura no meio e mais alto em torno de suas pernas (a forma de "pera").

Os investigadores determinaram que o peso corporal montante tinha pouco a ver com eventuais riscos para a saúde. As mulheres na pós-menopausa e com peso normal ainda podem ter um alto risco de DCV. Isso se dá pela distribuição de gordura do corpo ao redor do centro.

Em outras palavras, o peso não parece fazer diferença alguma. Foi a distribuição de gordura - se eles eram uma forma de "pera" ou "maçã" - que teve o maior impacto sobre os riscos cardiovasculares dos participantes do estudo.

"Nossas descobertas sugerem que as mulheres na pós-menopausa, apesar de terem peso normal, podem ter risco variável de doença cardiovascular", disse Qi em um comunicado. "Além do controle geral do peso corporal, as pessoas também precisam prestar atenção à sua gordura corporal regional. Mesmo aquelas que têm um peso corporal saudável e IMC normal".

E o Índice de Massa Corporal?

O que o formato de seu corpo pode lhe dizer sobre a sua saúde? As medidas do IMC fazem parte do atendimento clínico habitual. Cada vez que você faz check-up, um profissional de saúde provavelmente leva sua altura e peso em consideração. Tem sido uma maneira confiável de dizer às pessoas se elas correm um risco maior de problemas de saúde.

"O IMC é uma maneira aproximada de estimar a posição geral da saúde corporal. Entretanto, não leva em conta o cenário como um tudo", disse Thanu Jey. Ele é quiroprata e diretor clínico da Yorkville Sports Medicine Clinic, em Toronto.

Duas pessoas podem ter o mesmo IMC mesmo com composições corporais muito diferentes. É aí que a forma do corpo pode ser importante para analisar os riscos à saúde. "O IMC é bom em encontrar uma base rápida e nos dá um número objetivo para categorizar. Para a população em geral, o IMC ainda serve para indicar maiores riscos à saúde, mas é importante saber que há exceções", disse Jey.

Próxima Matéria
Via   healthline  
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+