• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que os atores realmente usam quando se drogam nos filmes

POR PH Mota    EM Entretenimento      09/09/16 às 18h04

Sejam histórias de drama, comédia ou tramas policiais complexas, é comum que personagens apareçam usando drogas em diferentes produções de cinema. Apesar da escolha dos personagens, no entanto, a gravação das cenas não utiliza as drogas de verdade nos bastidores, obviamente. Para reproduzir diferentes tipos de alucinógenos e entorpecentes nas telas, réplicas e variações parecidas com as drogas de verdade são desenvolvidas por especialistas.

Especialistas em desenvolvimento de objetos e decoração em Hollywood se dedicam aos mais variados experimentos para desenvolver produtos que se assemelham o máximo possível das drogas da vida real. Além disso, precisam criar cópias que não fazem mal para os atores, que precisam fazer o uso das falsas substâncias e continuar atuando normalmente, sem ter problemas no desempenho profissional ou, principalmente, com a polícia.

Sendo assim, o que está apresentado nas telas quando personagens estão supostamente fumando maconha ou cheirando cocaína, por exemplo? Naturalmente ninguém está utilizando drogas durante as filmagens, então outros produtos precisam ser desenvolvidos para as telas. Conheça alguns deles.

Maconha

1

Uma das drogas mais comuns no cinema é a maconha. Utilizada em diversas tramas de comédia como razões para aventuras ou enrascadas de personagens, está presente em várias produções. Para simular a droga, produtores costumam confiar em diferentes tipos de ervas e fumos não alucinógenos e legalizados. As misturas costumam ter um visual extremamente semelhante ao da maconha encontrada nas ruas, mesmo que não tenha efeitos psicotrópicos. Em algumas situações, uma queimação natural do fumo na garganta é percebida, mas com certeza não provoca os mesmos efeitos que a verdadeira maconha poderia causar.

Cocaína

2

Frequentemente os traficantes nas tramas de Hollywood são responsáveis por venda e compra de cocaína ao redor do mundo. Recentemente na série Narcos foi possível ver o ator Wagner Moura dando vida a Pablo Escobar, um dos maiores traficantes da droga no mundo. É claro que nas telas ninguém iria oferecer a droga real. Segundo o ator Jonah Hill, a cocaína que ele cheirava durante as gravações de O Lobo de Wall Street era pó de Vitamina B. Além desse, outros tipos de substância são frequentemente utilizados, como açúcar refinado, leite em pó e até mesmo laxante para bebês.

Heroína

3

No caso da replicação do uso de heroína nas telas, ingredientes comumente encontrados no dia-a-dia ou na cozinha são utilizados, assim como para a cocaína. A grande diferença, neste caso, está no retrato da utilização das drogas durante as filmagens. Como a heroína é injetada nas veias por meio de uma seringa, os atores não podem utilizar nem mesmo as falsas substâncias como fazem no caso de maconha e cocaína. Nas gravações de Trainspotting, Gordon Fitzgerald explicou que foi preciso criar braços artificiais para poder filmar cenas que mostravam a utilização da seringa por personagens.

Álcool

4

Por mais que álcool não seja ilegal como drogas, nenhum diretor quer ver seus atores ficando bêbados e perdendo o controle de suas ações durante as gravações. Em vários filmes, a cerveja é substituída por variações de chás que simulam a cor da bebida. Em outros casos, as próprias cervejas são utilizadas, mas em variações não-alcoólicas para evitar os efeitos. No caso de destilados, é comum a utilização de água para os transparentes ou alternativas com corantes ou misturas de suco para alterar a aparência. Alguns atores chegam a convencer seus diretores a oferecer bebidas alcoólicas de verdade, mas o benefício é para poucos.

Cigarro

5

Por décadas, os cigarros utilizados nas filmagens eram verdadeiros, até que o governo e as empresas de tabaco começaram a criar regras para a colocação dos produtos durante as produções. Por causa disso, atualmente cigarros falsos precisam ser desenvolvidos. Diferentes variações de fumos e até mesmo chás são utilizados para reproduzir os cigarros nas telas, mas o verdadeiro desafio não é a manufatura dos objetos. Para manter a realidade, diferentes cigarros precisam ser fabricados e funcionários da produção precisam ficar atento ao comprimento de cada um entre as cenas para dar sequência e veracidade nas situações do filme.

Por mais que os personagens sejam traficantes, viciados ou consumidores de quaisquer tipo de drogas, nos bastidores as coisas não podem ser assim. Além do esforço de criar tudo o que é necessário para o bom desenrolar do filme, funcionários dedicam grande parte do trabalho nos bastidores para a criação de réplicas precisas das drogas, se preocupando com a narração da história e a saúde dos atores envolvidos.

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+