icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


O que pode acontecer quando a mulher para de tomar o anticoncepcional?

POR PH Mota    EM Ciência e Tecnologia      28/09/16 às 18h15
capa do post O que pode acontecer quando a mulher para de tomar o anticoncepcional?

Um dos métodos contraceptivos extremamente populares entre mulheres é o consumo das pílulas anticoncepcionais. Para seu funcionamento preciso, ela deve ser tomada regularmente. Porém, na pressa e correria do dia-a-dia, é normal que uma vez ou outra a mulher esqueça de tomar a pílula. Mas se você consome a pílula diariamente e se esquece de tomá-la, o que pode acontecer em seu corpo?

Para entender isso é preciso lembrar que as pílulas são capazes de impedir a gravidez por meio da prevenção da liberação de óvulos, esclarece a ginecologista Alyssa Dweck, da Escola de Mecina Monte Sinai, em Nova York. Para funcionar, a maioria delas se basei nos hormônios femininos estrogênio e progesterona.

Na formação sintética, os hormônios reagem com os naturais do corpo e impedem os picos de estrogênio, responsáveis por enviar os sinais ao corpo que provocam a liberação dos óvulos. O processo pode sofrer diferentes efeitos dependendo de quantos dias você deixa de tomar a pílula.

Uma pílula

Se você se esquecer de tomar uma pílula da cartela, pode ficar tranquila. De acordo com a médica Sherry Ross, do Centro de Saúde Saint John em Santa Mônica, na Califórnia, tome a pílula assim que se lembrar ou tome duas no dia seguinte, o que produzir os mesmos efeitos, sem trazer ameaças de alguma gravidez inesperada.

Duas pílulas

No caso de se esquecer de tomar a pílula em dois dias seguidos, ainda não existem motivos para grandes preocupações. No terceiro e no quarto dia, tome duas pílulas e tire o atraso dos dias em que se perdeu. No processo no entanto, é possível perceber náuseas ou sangramentos, apesar de tudo.

Três ou mais pílulas

A partir de três pílulas, a situação começa a ficar preocupante e você pode perceber alguns efeitos. Nesse momento os níveis de hormônio podem ser alterados, o que afeta os efeitos da pílula. Se você tiver relações sexuais nesse período, é importante se atentar para outros métodos de contracepção. Nessas situações, o procedimento também envolve abandonar a cartela de pílulas e começar uma nova, ainda ficando atenta ao uso de preservativo ou outras formas de evitar a gravidez.

Parar com a pílula

Se ao invés de se esquecer de tomar, na verdade você está realmente abandonando as pílulas, os níveis extra de hormônio que os remédios proporcionam vão fazer o seu corpo voltar ao funcionamento normal, permitindo a gravidez. A forma como o seu corpo reage a isso, entretanto, depende de como ele funcionava antes de você começar a tomar as pílulas, explica Alyssa Dweck.

As mulheres começam pílulas contraceptivas por diferentes razões, incluindo regular os ciclos menstruais, escapar das cólicas, alterar os sintomas da TPM, etc. A pílula pode ser até utilizada em casos clínicos como o tratamento de algumas síndromes e problemas de ovário. Se você para de tomar o remédio, é provável que todos os sintomas que sentia antes do uso do remédio voltem a aparecer.

Se você deixar escapar uma ou duas pílulas, tente repor o atraso no organismo o mais rápido possível e tudo deverá transcorrer naturalmente. No caso de três ou mais, tenha um plano alternativo de contracepção e comece uma nova cartela. Agora, se estiver parando de tomar a pílula, é importante consultar um especialista para discutir todos os efeitos. Em outras palavras, não é porque os efeitos em uma amiga sua foram incríveis e benéficos que eles irão se repetir da mesma forma em seu corpo.


Próxima Matéria
avatar PH Mota
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest