• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que seria essa enorme esfera gelatinosa encontrada por mergulhadores?

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      18/10/19 às 12h47

A natureza é realmente incrível. Várias vezes, nos deparamos com seres e formas de vida estranhas que podem nos deixar de boca aberta. E o melhor lugar para encontrar esse tipo de coisa, com certeza, é no fundo do oceano. O último caso que surpreendeu a todos, aconteceu nas águas perto de Ørstafjorden, na Noruega. Enquanto mergulhadores participavam de uma expedição, em busca de um naufrágio da Segunda Guerra Mundial, eles se depararam com uma coisa misteriosa. Uma esfera translúcida flutuando a apenas 10 metros acima do fundo do mar.

Naturalmente, o encontro despertou a curiosidade dos mergulhadores, que não sabiam dizer exatamente o que era aquilo. No primeiro instante, a esfera gigante, do tamanho dos mergulhadores, parecia algo de outro mundo. Uma forma de vida alienígena? Talvez. O material, semelhante a um tecido dentro da bolha gigante, era ainda mais bizarro. O encontro então foi documentado em vídeo, e posteriormente, foi identificado. Em suma, se tratava de um saco de ovo de lula gigante.

A grande esfera

No vídeo de dois minutos e meio, os mergulhadores, Ronald Raasch e Nils Baadnes, aparecem circulando a enorme esfera, que tinha uma aparência translúcida em meio à água turva. Ao analisar de perto a esfera, eles apontaram suas lanternas para a superfície exterior. Ao iluminar as silhuetas, eles viram várias criaturas, parecidas com larvas, se contorcendo dentro da bolha. O saco de ovos, aparentemente, continha milhares de lulas.

Esses sacos de ovos de lula raramente são vistos. Isso porque, geralmente, eles se enchem de água e afundam em meio ao oceano. Normalmente, esses sacos ficam em regiões muito fundas, onde dificilmente chegam mergulhadores. No entanto, esse registro não é o primeiro avistamento desse tipo de viveiro gigante de lula.

Em 2015, a cientista e especialista em lulas, Danna Staaf, registrou o seu encontro com um saco de ovo de lula voadora vermelha.  Surpreendentemente, ela fez tal descoberta enquanto mergulhava no Golfo da Califórnia. Em estudos posteriores, a pesquisadora explicou que o saco de ovos gigante, provavelmente, funcionava como um escudo protetor para os embriões de lula. Uma forma de mantê-los protegidos de predadores e outros parasitas.

"Sabemos que a mamãe lula tem essas glândulas especiais no corpo que produzem geleia e ela mistura essa gelatina com os ovos de alguma forma", explicou Staaf, em um vídeo do National Geographic.

Ninho de lulas

Especialistas ainda acreditam que a natureza elástica desses sacos de ovos seja uma forma de manter espaço suficiente, para cada embrião de lula. Assim, cada um deles pode ter a quantidade de oxigênio suficiente para o seu desenvolvimento.

"E está concentrado. Então, quando ela produz, é apenas uma bola concentrada de ranho com ovos, basicamente. Não sabemos exatamente quais são os produtos químicos, mas eles têm alguma reação, alguma capacidade de absorver água e se expandir na água. E todos nós vimos produtos químicos artificiais como esse ... mas esta é apenas a versão natural disso", explica Staaf.

Mesmo com o mistério da esfera gelatinosa resolvido, agora já sabemos do que se trata, ainda resta uma pergunta sem resposta. Quais espécies de lula vem do saco de ovos? Embora os pesquisadores tenham atribuído esses ovos a uma "lula com 10 braços", não há registros conhecidos de lulas com tantos tentáculos.

É uma tarefa difícil identificar quais espécies podem ter depositado o saco de ovos gigantes. O que se sabe é que várias espécies diferentes depositam seus ovos dentro de esferas gelatinosas semelhantes. No entanto, os sacos de ovos, entre espécies diferentes, não são facilmente distinguíveis apenas olhando para eles. Seriam necessárias pesquisas aprofundadas para definir qual a verdadeira espécie de lula nesse caso.

E você, o que achou dessa esfera estranha encontrada pelos mergulhadores? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Via   Ati  
Imagens Ati
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+