icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


O que significa a sigla ''ACME'' dos desenhos da Looney Tunes?

POR Bruno Dias    EM Entretenimento      05/12/19 às 19h56
capa do post O que significa a sigla

Os personagens Looney Tunes fizeram parte da infância de várias gerações, que cresceram assistindo a desenhos e filmes desses clássicos. Looney Tunes é uma série de curta-metragens de animação americana, que foi produzida de 1930 a 1969, pela Warner Bros. Animation. O programa foi produzido durante a chamada Era de Ouro da animação americana. E desde sua criação, os Looney Tunes se tornaram um verdadeiro sucesso.

Várias pessoas cresceram vendo esse desenho. E se você prestou atenção neles, provavelmente, já viu o nome da empresa ACME. Essa é a empresa que o Coiote compra os seus inúmeros explosivos, para tentar capturar o Papa-Léguas. Mas ele sempre fracassa com consequências hilárias.

A ACME parecia fazer de tudo, desde papel manteiga até bigornas. Seus produtos chegavam a ser completamente estranhos, como por exemplo, uma máquina de fazer tornados, caixas gigantes, polegares enormes, para esmagar quem entrasse em frente, e outras loucuras.

Nome

O nome é ironicamente usado nos desenhos. ACME vem do grego, que significa "estágio mais alto" e, no caso da empresa, isso significa essencialmente "melhor". Mas a realidade é que os produtos oferecidos pela empresa sempre estão propensos para o desastre. Todos os produtos apresentavam grandes promessas, mas eram frequentemente defeituosos. E isso, a própria empresa reconhece, já que seu slogan é "qualidade é nosso sonho número 1".

Na década de 1920, as agendas telefônicas, em ordem alfabética, estavam crescendo, e por isso, as empresas estavam trocando de nome, para conseguir ficar no topo da lista e ser visto por mais pessoas. O nome ACME era bastante popular na época, porque as letras AC são algumas das primeiras no alfabeto e o nome ficaria mais em cima.

De acordo com Chuck Jones, escritor, diretor e animador, que trabalhou com os desenhos Looney Tunes, por mais de três décadas, explicou a origem do nome, em uma de suas entrevistas.

"Como tivemos que procurar nosso próprio entretenimento, inventamos nossos próprios contos de fadas. Se você quisesse um arco e flecha, teria um graveto. Se você queria reger uma orquestra, tinha um graveto. Se você queria um duelo, você usava um graveto. Você não poderia comprar um. É daí que o termo ACME veio. Sempre que jogávamos um jogo em que tínhamos uma mercearia ou algo assim, chamamos de ACME Corporation. Por quê? Porque nas páginas amarelas, se você olhasse, digamos, nas farmácias, descobriria que o primeiro seria Acme Drugs. Por quê? Porque "AC" era o mais alto que você podia ir. Significa o melhor, o superlativo", explicou.

Empresa

Por mais que essa empresa fictícia possa se orgulhar da sua linha de produtos, para lá de interessantes, como por exemplo o ACME Building Disintegrator e o ACME Ultimatum Dispatcher, a origem de seu nome não é tão empolgante, quanto os seus produtos.

O nome nada mais era do que algo comumente usado na época, mostrando que a empresa era a melhor naquilo que vendia. E os Looney Tunes o adotaram e fizeram uma grande ironia, com o seu real significado. Mas não há dúvidas de que a empresa é a mais poderosa do universo Looney Tunes e que, de certa forma, ela é a maior personagem de todo universo.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest