• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que significa e como fazer para ganhar a reação 'orgulho' do Facebook?

POR PH Mota    EM Entretenimento      21/06/17 às 15h43

Provavelmente você já percebeu que, recentemente, várias pessoas estão reagindo a posts e comentários do Facebook com um símbolo de uma pequena bandeira com arco-íris. Se ainda não viu, ela está disponível para vários usuários juntamente com as outras reações junto com o botão de 'curtir'.

A nova reação é conhecida como orgulho e foi lançada no mês de junho como parte de uma série de funções para celebração do mês do Orgulho LGBT. Apesar disso, a opção não aparece automaticamente para todo mundo e nem mesmo está disponível em todos os lugares. Para usuários de regiões que não são consideradas "grandes mercados de celebração de orgulho LGBT", o recurso não foi disponível.

Apesar disso, ainda existe uma forma de conseguir acessar o tipo de reação. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre ele.

O que é a reação de Orgulho?

O mês de junho começou a receber celebrações de Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros nos Estados Unidos e passou a ganhar o mundo com mais força a cada ano. Pensando nisso, o Facebook anunciou que também tem orgulho em apoiar a diversidade de sua comunidade, principalmente aqueles que se identificaram com as opções de gênero celebradas pela causa.

A empresa declarou que mais de 1,5 milhão de pessoas devem participar em somente um dos mais de 7.500 eventos de orgulho listados no Facebook. Assim, para permitir que os usuários tenham uma forma de se expressar, decidiram utilizar o símbolo da bandeira do arco-íris como reação temporária na rede social. A ideia é que quando você escolhe a reação, você está espalhando o orgulho pelo gênero celebrado no mês.

Como você pode ter acesso à reação?

De acordo com o Facebook, a reação de orgulho está sendo testada como uma nova experiência na rede social, então ainda não está disponível para todo mundo. Se você não mora em regiões consideradas grandes áreas de celebrações de Orgulho LGBT ou está em países como a Rússia - onde há leis contra homossexuais -, vai precisar curtir uma página específica para conseguir liberar a reação.

Assim que você curtir a página do Facebook voltada para o movimento LGBT, você pode utilizar a reação de orgulho automaticamente em qualquer postagem da rede social. Basta acessar o menu de reações disponíveis no botão de curtir padrão e escolher a bandeira colorida para mostrar como você se sente.

Existem outras funções de Orgulho?

Além do botão de reação, você também pode mudar alguns recursos de seu perfil. E só acessar uma outra página especial de celebração do movimento de orgulho e escolher uma entre as várias opções de tema que podem ser aplicados sobre sua foto de perfil.
No recurso Facebook Camera, também é possível encontrar algumas molduras e filtros que mostram o apoio à causa. Basta clicar na varinha mágica que aparece no aplicativo e navegar pelos diferentes efeitos.

Também é possível adicionar um pouco de cores para suas conversas no Messenger. Estão disponíveis novos stickers, molduras e efeitos que combinam com a celebração. O Facebook também colocou vários stickers que celebram o Orgulho disponíveis no Instagram.

Por que Junho é o mês do Orgulho LGBT?

O mês de junho é reconhecido não oficialmente como mês LGBT por conta de um ato histórico marcante que aconteceu em 1969. Na manhã de 28 de junho daquele ano, a polícia da cidade de Nova York (Estados Unidos) invadiu o Stonewall Inn, um bairro gay popular na região.

Alguns oficiais tentaram alegar que o estabelecimento servia bebidas sem licença, mas o evento se tornou marcante pois as abordagens em bares gays não eram comuns na época. Ainda menos comum, era a reação popular de lutar contra as autoridades. Assim que policiais começaram a carregar drag queens com utilização de força bruta, outras pessoas começaram a jogar garrafas na direção das autoridades. Um conflito se estabeleceu no local e se espalhou para ruas próximas.

Dias depois do incidente, movimentações populares pelos direitos civis de gays, lésbicas e bissexuais começaram a aparecer pela cidade. O evento marcou a primeira grande demonstração de luta pelos direitos dos homossexuais.

Você já tem o recurso do orgulho em seu perfil? Aproveite para usá-lo enquanto ainda está disponível. Não tem ainda? Agora já sabe como habilitar a reação. Aproveite para compartilhar a matéria com os amigos que também vão adorar saber como ter acesso ao recurso.

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+