icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


O que Stephen Hawking diz sobre o futuro da inteligência artificial?

POR Isabela Ferreira    EM Ciência e Tecnologia      09/11/17 às 14h52
capa do post O que Stephen Hawking diz sobre o futuro da inteligência artificial?

Stephen Hawking, que é nada menos do que o mais consagrado cientista da atualidade, costuma abordar muitos temas polêmicos e deixar até mesmo a própria comunidade científica em alerta. Bastante conhecido por suas teorias em torno de buracos negros, novamente veio à público nos alertar sobre os supostos perigos da inteligência artificial, também conhecida como IA. Constantemente saem notícias sobre avanços tecnológicos que envolvem o tema.

Esse tipo de inteligência é desenvolvida de forma bastante parecida à humana. No entanto, é exibida por mecanismos ou pelos mais variados softwares. Inicialmente pensada apenas para ser mais uma ferramenta de auxílio para os humanos, atualmente já é capaz de representar muito mais que isso. Por incrível que pareça, cientistas já foram capazes de desenvolver um tipo de inteligência capaz de tomar atitudes por si só.

Stephen Hawking fala sobre o futuro

Em uma recente entrevista concedida para à Wired, Stephen Hawking mencionou os perigos da inteligência artificial. Ele mencionou que, do jeito que esse tipo de tecnologia vem avançando, poderá se tornar uma "nova forma de vida que superará os humanos [...] Temo que a IA possa substituir os humanos completamente". Exatamente, ele afirma que poderemos ser substituídos, embora não apresente uma linha temporal de sua previsão. Ele fez comentários que são realmente de dar medo.

Ainda acrescentou que "se as pessoas projetam vírus de computador, alguém irá projetar IA que melhore e se reproduza". Mas o que isso quer dizer? Bem, quer dizer que chegará o dia em que as máquinas poderão se tornar autossuficientes. Não haverá necessidade de os humanos executarem comandos para que elas sejam capazes de fazer algo. E o pior ainda está por vir... Elas poderão desenvolver a capacidade de dar origem a outras máquinas autossuficientes, ainda melhores.

Bom, para que isso de fato aconteça, parece ser apenas questão de tempo. O Google, por exemplo, desenvolveu um projeto nomeado de AphaGo. Trata-se de um robô com inteligência artificial capaz de derrotar os melhores jogadores de um jogo de tabuleiro chinês, chamado GO. Por mais estranho que pareça, esse projeto ainda foi capaz de criar um outro robô.

Este, acabou treinando a si mesmo e incrivelmente, venceu primeiro robô em 100 partidas seguidas. Momentaneamente, é algo que só foi possível dentro de laboratórios, mas imagine se esse tipo de tecnologia passa a ser adotada em diferentes situações? Ou pior ainda... caia em mãos erradas.

Alertas

Ainda no início do ano, Stephen Hawking fez um pedido importante, mas que não parece ser visto com tanta relevância quanto deveria. Ele pediu o controle da tecnologia, na tentativa de evitar a destruição da humanidade. De acordo com ele, precisamos encontrar um método eficaz de identificação de potenciais ameaças. Esta seria a tentativa de evitar que elas tenham chance de se desenvolver e colocar toda a civilização em perigo.

Ainda segundo Hawking: "O risco com IA não é maldade, mas competência. Uma IA super inteligente será extremamente boa na realização de seus objetivos, e se esses objetivos não estão alinhados com os nossos, estamos com problemas". Esta não é a única ameaça que temos em iminência.

O físico já mencionou outras vezes sobre a possibilidade da extinção humana por ataques nucleares, ou até mesmo pelo desenvolvimento desenfreado da engenharia genética. De acordo com ele, chegamos a um ponto em que não há mais retorno. "Eu acredito que não há diferença entre o que pode ser alcançado por um cérebro biológico e o que pode ser alcançado por um computador", ainda acrescentou Hawking.

A verdade é que realmente existem cuidados que devem ser tomados. Temos plena consciência do que pode nos aguardar no futuro, portanto, a ambição de inovar deve ser tratada com moderação.

E então pessoal, o que acharam? Já sabiam sobre esta previsão de Stephen Hawking? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!


Próxima Matéria
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest