• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que uma pessoa cega "enxerga"?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Ciência e Tecnologia      10/02/15 às 21h12

A visão depende  de uma região do cérebro chamada córtex visual primário. Qualquer dano nessa região pode causar cegueira em áreas específicas do campo visual.

Mas algumas pesquisas tem demonstrado que pessoas cegas usam as mesmas regiões do cérebro para manipular objetos que as pessoas que veem normalmente.

Segundo especialistas, isso reforça a evidência de que o cérebro é capaz de se adaptar a situações incomuns,como a falta de visão. Quando uma pessoa olha para um copo que está na sua frente, por exemplo, em uma mesa, uma série de reações acontecem no seu cérebro.

1

Uma parte do cérebro categoriza o objeto e então outra parte do órgão pensa na forma e no tamanho do copo, sua localização exata e o que a pessoa vai ter que fazer com a mão se quiser pegá-lo. Ou seja, um conjunto complexo de pensamentos liga as informações visuais ao controle motor.

Mas pesquisadores da Universidade Trento, na Itália, descobriram que essa forma de comportamento cerebral não é exclusivo de quem vê. Eles descobriram que as pessoas cegas realizam as mesmas operações na mesma região do cérebro que as pessoas que enxergam, mesmo que, aparentemente, essas operações pareçam estar ligadas a informações visuais.

No estudo, foram escaneados cérebros de voluntários cegos e sadios enquanto eles pensavam sobre ferramentas e outros objetos. Cada pessoa passou por um escâner de ressonância magnética enquanto ouvia um conjunto de palavras de uma categoria, como serra garfo, borboleta e cerca.

Reading Braille

O escaner revelou as partes do cérebro que ficaram ativas quando os voluntários ouviam cada palavra. O resultado foi surpreendente, as pessoas cegas pensam em um objeto na mesma região do cérebro que uma pessoa que possui a visão.

Bradford Mahon, um dos pesquisadores, afirmou que "o jeito como nosso cérebro lida com o mundo pode depender menos de nossa experiência do que acreditávamos, o que não significa que ela seja menos importante".

Embora as pessoas cegas não usem os olhos, mas o tato, audição e outros sentidos para enxergar, a forma com que elas enxergam são iguais as de qualquer outra pessoa com boa visão. Apenas o caminho usado para levar as informações ao cérebro, no caso os olhos, é que se diferencia.

E qual a cor da cegueira?

Muita gente tende a pensar que a cegueira tem uma cor, mas é um pouco mais simples do que isso, ela não é preta ou branca, na verdade basta você pensar como o seu cotovelo enxerga por exemplo? Que cor é essa? Nenhuma, entendeu? A cor preta de quando você fecha os olhos é porque você está deixando o ambiente escuro e por isso fica preto, se estiver olhando para a luz e fechar os olhos vai ver vermelho por exemplo. Isso porque os seus olhos enxergam, mesmo quando estão fechados.

Já as pessoas cegas de nascença não enxergam nada, nem mesmo a cor preta, por isso é o mesmo que a ponta dos seus dedos ou qualquer outra parte do seu corpo, não existe uma visão ali, nem mesmo a cor preta.

Próxima Matéria
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+