icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


O que vai acontecer se os humanos continuarem evoluindo?

POR A redação EM Ciência e Tecnologia 11/08/15 às 16h46

capa do post O que vai acontecer se os humanos continuarem evoluindo?

Australopithecus, Homo Habilis, Homo Erectus, Homo Neanderthalensis, Homo Sapiens. A evolução humana começou há 2 milhões de anos, e segue até hoje. De lá pra cá, os humanos aprimoraram muita coisa: coluna ereta, habilidades manuais, cérebros maiores, formatos diferentes do rosto, etc.

Mas a evolução não parou ainda. Alguns nascem já sem o ciso, outros nascem com menos chances de ter câncer, outros com mais cabelo, etc, etc. Os cientistas já preveem quais serão os próximos passos da evolução humana, e projetam como vai ser o Ser Humano do Futuro.

Saiba o que vai acontecer se os humanos continuarem evoluindo:

Cérebros Menores/Maiores

Há muita discordância nessa questão entre os cientistas. A maioria acha que, seguindo a linha evolutiva, os cérebros tendem a ficar maiores, para garantir uma vantagem intelectual sobre as outras espécies. No entanto, outros cientistas afirmam que cérebros maiores consomem mais energia para funcionar, e que a tendência é que os cérebros diminuam. Alguns ainda afirmam que, se as sociedade continuarem a usar tecnologia demasiadamente, a capacidade cognitiva vai diminuir e os cérebros vão encolher ainda mais.

Maior Resistência

Pesquisadores identificaram quase 2 mil genes que se tornaram prevalentes nos humanos, e muitos deles estão associados ao combate de doenças infecciosas. Com isso, pessoas que vivem em cidades desenvolveram mutações que as tornam mais resistentes as bactérias da tuberculose e da lepra, por exemplo.

Sem Dente Siso

Como comer desgasta muito os molares, nossos ancestrais desenvolveram o dente do siso para auxiliar no consumo de raízes, folhas, frutos secos, carne crua e ossos. Porém, com uma dieta baseada em alimentos processados e fáceis de ser mastigados e digeridos, bem como o uso de facas e garfos, fazem o dente siso perder sua função. Hoje, 35% das pessoas já nascem sem o siso. Esse dente é considerado uma estrutura vestigial, como o apêndice, o cóccix e os pelos do corpo.

Olhos Grandes e Claros

Por uma questão estética e evolutiva, pessoas de olhos claros, sejam azuis, verdes ou castanho-claros, tendem a se sair melhor na "paquera". Olhos azuis se difundiram no passado como uma espécie de "teste de paternidade", já que filhos om olhos azuis vem de pais com olhos azuis. E a tendência é que a cor dos olhos tendem a ser mais claras no futuro. Além disso, os olhos tendem a ser maiores para se adaptar a regiões poluídas e/ou com pouca luz.

Pele mais morena

Com o aquecimento global e danos a camada de ozônio, a pele dos seres humanos vai ter que apresentar mais melanina para resistir aos efeitos da radiação ultravioleta do Sol.

Padronização étnica

Com uma miscigenação étnica, e seres humanos seguindo uma linha evolutiva semelhante, as pessoas tendem a ficar mais parecidas. Vemos isso nos animais: as diferenças são poucas entre as espécies. Então, o ser humano vai pertencer a "uma só raça", provavelmente com uma tonalidade parda de pele.

Além disso, os seres humanos tendem a ficar com uma altura maior, geralmente com todos acima de 1,80 m. Sobre a massa muscular, também há divergência de opiniões: alguns acreditam que, com uma dieta gordurosa e de má qualidade, haverá uma atrofia muscular e/ou aumento de gordura.

Outros acham que, pela preferência de corpos musculosos, haverá uma facilidade humana para ganhar massa muscular. A imagem acima é uma projeção dos cientistas para como será o Ser Humano daqui a alguns milhares de anos.


Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest