icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


O que você pode descobrir se ficar 10 dias sem conversar?

POR PH Mota EM Entretenimento 15/09/16 às 14h07

capa do post O que você pode descobrir se ficar 10 dias sem conversar?

Vipassana é uma forma de meditação que se originou na Índia há mais de 2.500 anos. Atualmente, é uma das práticas mais praticadas em todo o mundo, em mais de 200 centros espalhados em países que falam 55 línguas.

A técnica é passada em centros especializados, ao longo de dez dias. No período, os participantes conhecem as principais técnicas do método e colhem todos os efeitos e benefícios da Vipassana. Durante o tempo, os praticantes passam dez dias em silêncio e resguarda nos mosteiros, praticando a simplicidade.

O número de praticantes tem crescido exponencialmente e os benefícios da prática de meditação tem sido objeto de pesquisa por especialistas. Confira aqui alguns dos benefícios que uma praticante que já fez o retiro duas vezes por ano.

Consciência expandida

Se você não está consciente de si mesmo e do ambiente ao seu redor, as mudanças serão impossíveis. Durante os retiros de meditação, os dias começam às 4 da manhã e terminam às 10 da noite, propiciando muito espaço para reflexão ao longo do tempo. Em razão disso, você se torna mais consciente dos aspectos positivos e negativos de sua personalidade. Com essa percepção aguçada, você será capaz de entrar em maior sintonia com suas emoções.

Mudança

Durante os dez dias de reflexão, você irá perceber que tudo ao seu redor está em constante mudança. Vai conseguir esvaziar a mente de formas e se tornar capaz de se adaptar em qualquer ambiente. Você aprende a tratar sua mente como a água, que assume a forma de qualquer ambiente em que ela é colocada. Assim como a água pode fluir, sua consciência também poderá.

Desintoxicação

Ao longo dos dez dias, além de ficar em silêncio, cada pessoa também é impedida de contatos com leitura, escrita e aparelhos eletrônicos. A prática é extremamente desafiadora, já que na nossa rotina comum estamos acostumados a estar em contato com todos esses costumes. Ao eliminar essas distrações, é possível se concentrar na meditação, diminuindo o ritmo dos pensamentos, já que não precisa refletir sobre nada além do que vem de dentro de você.

Felicidade

As emoções que se sente durante o período de dez dias de resguarda são uma espécie de condensação do que se sente ao longo de um ano inteiro, no mundo fora do retiro. As dores por causa dos longos períodos sentados e o próprio desafio de se manter em silêncio por tanto tempo é extremamente árduo. Nesses momentos de dificuldade, é possível perceber o valor das coisas incríveis que fazem parte de sua vida, te lembrando de todo o seu conforto que lhe permitem viver um dia bom e dos amigos e família que lhe trazem momentos de sorrisos durante as conversas.

Aprendizado com falhas

Durante o processo de meditação, você sempre está falhando. Como o objetivo é se concentrar apenas na mente e na respiração, sempre que você sai do foco e observa algo ao seu redor, se perdendo em algum pensamento, está se perdendo. A prática repetitiva da meditação, repleta de deslizes, irá te ensinar a construir força de vontade por meio do esforço e perseverança, até que fique confortável com a possibilidade de falhar. Pode parecer simples, mas transportado para outros elementos da vida, fará toda a diferença.

Talvez você não esteja pronto para um retiro de tanto tempo em silêncio, mas se você aproveitar momentos de reflexão e solidão para se perguntar algumas questões, poderá ser recompensado com uma compreensão maior de algumas situações da vida. O silêncio e o foco em si mesmo pode lhe revelar muito mais do que você imaginaria sobre você mesmo. E aí, está pronto para algumas sessões de meditação em silêncio?


Próxima Matéria
avatar PH Mota
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest