• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O tamanho do novo colisor de partículas é impressionante

POR Leticia Rocha    EM Ciência e Tecnologia      21/01/19 às 16h33

Os aceleradores de partículas são um grande e importante equipamento da ciência. O equipamento fornece energia e feixes de partículas eletricamente carregadas. Os aceleradores são usados em vários equipamentos, como naqueles usados na radioterapia e na radiografia. São úteis no nosso dia a dia, como também são importantes nas descobertas científicas.

Isso porque as experiências realizadas com o equipamento permitem que os estudiosos compreendam melhor as coisas que ocorrem em todo o planeta. Um dos equipamentos mais avançados nessa área é o LHC, que traduzido significa Grande Colisor de Hádrons. O acelerador é utilizado na pesquisa das interações fundamentais. No entanto, a pretensão é ir além disso e construir um acelerador ainda maior e mais potente.

 Futuro Colisor Circular

O Futuro Colisor Circular (FCC) está sendo planejado pela Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN). O acelerador seria 4 vezes maior que o LHC, que tem cerca de 100 km de circunferência. Além do tamanho, a potência também será maior, cerca de 10 vezes mais potente. O equipamento seria construído na Suíça e o orçamento é de que ele custe cerca de 25 bilhões de dólares.

O objetivo dos pesquisadores é que o super acelerador de partículas fique pronto até 2050. Com ele, pretende-se explorar mais sobre as partículas subatômicas e descobrir mais sobre as partículas que compõem nosso universo. Apesar de ser uma proposta ambiciosa, não são todos os cientistas que concordam com a ideia do projeto.

Críticas ao FCC

Apesar de ser uma proposta robusta e ambiciosa, ainda assim, alguns cientistas estão criticando os planos do super colisor. Isso porque alguns especialistas acreditam que esse investimento deveria ser direcionado para problemas mais urgentes. Para a resolução de problemas que dizem respeito as mudanças climáticas, por exemplo.

Além disso, algumas pessoas acreditam que é preciso estabelecer a relação custo e benefício. Até que ponto esse tipo de equipamento realmente trará mudanças e melhorias para a população? Até que ponto o conhecimento adquirido realmente impacta na vida de todos? Caso perguntas como estas não sejam feitas, os aceleradores se tornarão cada vez maiores, mais caros, mas não necessariamente úteis.

E você, acredita que os aceleradores de partículas são realmente necessários? Nos conte aqui nos comentários e aproveita para compartilhar com os amigos que adoram ciência.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+