• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O tronco de árvore que se recusa a afundar há 120 anos

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      11/11/19 às 13h25

Existem mais mistérios entre o fundo do lago e a superfície, do que se pode imaginar. E o tronco de árvore flutuante, conhecido como "O Velho do Lago", é um deles. Esse pedaço de tronco velho está flutuando nas águas do lago Crater, no estado americano de Oregon, há pelo menos 120 anos. Devido a sua orientação vertical e ao fato de nunca afundar, ele vem intrigando cientistas desde o primeiro relato do tronco flutuante, que remonta a 1896. Na ocasião, o geólogo e explorador, Joseph Diller, descreveu um tronco branco lascado, flutuando verticalmente no lago Crater.

Cinco anos depois, Diller notou que o tronco peculiar tinha se movido a 400 metros do local onde ele foi localizado na primeira vez. Pesquisas posteriores mostram que o Velho do Lago pode se mover até seis quilômetros em apenas um dia. O que é bastante curiosos já que aparentemente não há nenhum meio de propulsão. Como ele é capaz de fazer isso, o porquê de ele flutuar verticalmente, são apenas alguns dos vários mistérios que envolvem o Velho do Lago.

O tronco misterioso

A análise, por datação de carbono, sugere que o tal tronco tenha pelo menos 450. Desses anos, pelo menos 120 ele passou flutuando sob as águas do lago mais profundo dos Estados Unidos. Os cientistas acreditam que o tronco, provavelmente, uma cicuta, teria parado na água depois de um deslizamento de terra. Porém, o porquê de ter permanecido na vertical, ao invés de flutuar horizontalmente, ninguém sabe dizer, com certeza.

Pelas leis da física, um objeto flutuante de densidade uniforme sempre terá o seu centro de massa como mais alto que o seu centro de flutuabilidade. Por isso, todos os troncos de árvores flutuam horizontalmente. Mas pelo visto, essa regra não se aplica ao Velho do Lago, porque ele definitivamente flutua verticalmente. O tronco velho tem 9 metros de comprimento e 61 centímetros de diâmetro, e oscila, verticalmente, pelo lado há pelo menos 120 anos.

Segundo o Instituto do Lago Crater, a explicação mais aceitável para a posição flutuante vertical do famoso tronco é que, quando ele deslizou para a água há mais de um século, deve ter algumas rochas presas em suas raízes, que agiram como pontos de ancoragem naturais. Assim, quando as rochas se soltaram das raízes do tronco, a madeira submersa já estava cheia de água. Portanto, estava mais densa e mais pesada que a parte seca acima da superfície. Então, teria continuado na mesma posição até hoje. Mas ninguém sabe, ao certo, se essa explicação é o que realmente faz o Velho do Lago flutuar na vertical.

Influencia no clima

As águas do lago Crater proporcionam um visão clara das raízes das árvores, o que dá para ver claramente que não há nenhum sinal de rochas. E também, ninguém se lembra de ter visto rochas, presas às raízes do tronco alguma vez. Então, ninguém sabe exatamente como e porque isso acontece. E como disse o ecologista do Parque Nacional, Mark Buktenica, "tudo bem não saber".

Mas, além da posição flutuante peculiar, outro detalhe também intriga as pessoas a respeito do Velho do Lago. Supostamente, o tronco tem o poder até de afetar o clima local. Essa crença é originária de eventos ocorridos no final da década de 1980, quando foram realizadas explorações submarinas no lago. Na época, os cientistas decidiram amarrar o tronco, flutuante ao lado de uma ilhar. A ideia era evitar acidentes de navegações, durante as pesquisas no lago.

Segundo vários relatos de moradores locais, assim que o Velho do Lago foi imobilizado, o tempo claro ficou tempestuoso, e logo, começou a nevar. Depois que o tronco foi solto novamente no lago, o tempo voltou a melhorar. Se isso é verdade, ninguém sabe, mas muitas pessoas acreditam nisso.

A conclusão que chegamos é que, quando se tratado do Velho do Lago, temos mais perguntas do que resposta. Mas uma coisa é fato, o tronco flutuante se tornou a atração mais fascinante do lago Crater.

Enfim, e você? Já tinha ouvido falar sobre esse tronco flutuante? Conta para a gente nos comentários e aproveite para compartilhar com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+