• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O último episódio de Família Dinossauros

POR Arthur Porto    EM Fatos Nerd      04/10/19 às 17h27

Dois anos antes de Steven Spielberg reviver o fascínio dos dinossauros, com o inesquecível Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros, em 1993, uma atração fez a alegria de crianças e adultos na TV. A Família Dinossauros chegou às telas, dos Estados Unidos, há exatos 25 anos. Em suma, o show era ilustrado pela vida da família Silva Sauro. A família era composta pelo pai, Dino, a dedicada mãe, Fran e seus três filhos: Bob, Charlene e o caçula, Baby, responsável pelo famoso "Não é a mamãe!", um dos bordões mais famosos de todos os tempos.

Basicamente, a espetacular comédia trazia vários elementos clássicos de uma tradicional família moderna. Vimos, diariamente, Dino trabalhando para pagar as contas. Observamos também sua esposa Fran, batalhando para manter os membros da família unidos. Torcemos para o Bob conseguir impressionar as garotas. Idolatramos o ego de Charlene, que sempre queria ficar mais bonita. E, por fim, nos encantamos, todos os dias, por Baby, um bebê com uma energia fora do comum. Do mesmo modo, que tinha um comportamento impulsivo e muita fome.

O início da série

Surpreendentemente, a ideia original de Família Dinossauros partiu de Jim Henson. Criador também dos Muppets e dos personagens da Vila Sésamo, Henson se uniu à Disney, pela primeira vez e, junto de Michael Jacobs, e do empresário, Bob Young, deu vida ao programa.

A Família Dinossauros estreou em 1991. Em suma, a série foi um sucesso para a ABC e seu bloco de programação, o TGIF. No Brasil, a Família Dinossauros estreou em 1992. Em suma, o show era exibido pela Rede Globo. Após isso, a série começou a ser transmitida pelo SBT (2003-2005) e depois pela Band (2007 a 2011, com alguns hiatos). Já em agosto de 2014, a Família Dinossauros passou a ser exibida pelo Canal Viva.

O fim do show

Em contrapartida, mesmo tendo sido um sucesso, com o tempo, a classificação do programa, que passou a ser dividido em intervalos de tempo diferentes, começou a cair drasticamente. Além disso, outro fator, que vinha contribuindo para o fim da série, era o custo que envolvia a produção do programa.

Basicamente, com o que se tinha à mão na época, o trabalhão que Família Dinossauros dava à equipe não era brincadeira. De acordo com Stuart Pankin, que dublou Earl, o chefe da família Sinclair, "a Família Dinossauros era o programa de TV de meia hora mais caro da época". "No final, não valeu a pena para eles", completou Pankin.

Para se ter uma ideia do custo e do trabalho que a série exigia, seis funcionários da Henson Creature Workshop ficavam responsáveis por dar vida aos dinossauros. Surpreendentemente, para apenas 23 minutos de episódio, eram necessários nada menos que 65 horas de trabalho, por semana.

Por esses e outros motivos, a série, de uma forma ou de outra, já caminhava para o final. De acordo com Michael Jacobs, o cocriador da série, os roteiristas receberam a notícia do cancelamento do programa com antecedência. Nesse ínterim, os roteiristas planejaram a quarta temporada sabendo que seria a última.

O último episódio

O último episódio da série não não teve exatamente um final feliz. Em suma, o capítulo final da série foi até considerado impactante demais por algumas pessoas. Afinal, apesar de tratar de temas típicos, e de ser um programa com teor infantil, ninguém esperava que o final fosse abrupto.

A amada Família Dinossauros se despede do público seguindo mais ou menos o mesmo tom trágico, que os dinossauros que habitaram a Terra. O episódio sombrio, intitulado Mudando a Natureza, foi ao ar em 20 de julho de 1994. Nele, todos os Silva Sauro e amigos ficam frente à frente com a morte.

Na série, o fim dos próprios dinossauros é encenado como uma pesada crítica à destruição do meio ambiente. Em poucas palavras, é um episódio que mexe com todos aqueles que acompanharam a jornada dos Silva Sauro.

Próxima Matéria
Via   Revista Quem     Vulture  
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+