• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O vulcão mais antigo que existe no mundo está no Brasil

POR Bruno Dias    EM Podcasts      18/12/18 às 09h11

Vulcão é basicamente a estrutura geológica que é criada quando o magma, gases e partículas quentes escapam para a superfície. Já vimos em vários filmes e também nos noticiários a tragédia que eles podem causar quando entram em erupção. E normalmente, damos graças a Deus por em nosso país não termos vulcões. Mas será mesmo?

O Brasil é conhecido por várias coisas, seu samba, carnaval, belezas naturais, jogadores famosos, um povo hospitaleiro, entre outras coisas. Mas ninguém associa o nosso país a vulcões e talvez, nem nós mesmos. Mas a verdade é que nós não só temos vulcões, como também temos o vulcão mais antigo do mundo inteiro. Isso mesmo, o mais velho de todos, bem aqui com a gente.

Ao contrário dos vulcões mais conhecidos, o nosso tem uma idade de tirar o fôlego. Ele tem quase dois bilhões de anos. Sim, bilhões. Isso é bastante impressionante, especialmente se fizermos uma comparação com os vulcões mais conhecidos e antigos, que têm cerca de 100 mil anos.

Quem descobriu esse vulcão foram os geólogos da USP quando estavam fazendo pesquisas de campo na Amazônia, enquanto buscavam resquícios de mineral entre os dois rios Tapajós e Jamanxim.

Esse trabalho é habitual e os pesquisadores o realizam desde 1990, mas como tem um acesso difícil, o serviço costuma ser exaustivo e até mesmo limitado. Mas mesmo assim, ele segue sem interrupções. E esse lugar já tinha um histórico na questão vulcânica.

Quer saber mais sobre o nosso vulcão? É só escutar nosso podcast em parceria com a Deezer, o Quem Diria. O podcast é feito para os curiosos e aborda vários assuntos de uma forma diferente dos nossos conteúdos aqui no site e no Youtube. Nesse quinto programa, falamos mais sobre o vulcão mais antigo do mundo e que ele é nosso.

A Deezer é uma plataforma de streaming grátis, disponível para os usuários de Android, Blackberry, iPhone, Windows Phone e MacOS, e que dá aos seus usuários a possibilidade de descobrir e ouvir músicas de uma forma interativa.

No aplicativo, é possível ouvir mais de 30 rádios temáticas e também ouvir várias outras playlists de músicas com seus artistas favoritos. E agora também você vai poder curtir o podcast da Fatos Desconhecidos em parceria com a Deezer. Se quiser, ainda pode sincronizar suas contas do Facebook e Google+ com a Deezer para compartilhar suas atividades com seus amigos.

Próxima Matéria
Imagens Pinterest
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+