icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Oak Ridge, a cidade secreta que ajudou a criar bombas atômicas

POR Arthur Porto    EM Curiosidades      26/07/19 às 17h10
capa do post Oak Ridge, a cidade secreta que ajudou a criar bombas atômicas

Nenhum dos cidadãos de Oak Ridge, no Tennessee, poderia imaginar o que iria acontecer naquele novembro de 1942. Afinal, raramente, acontecia algo estranho na minúscula comunidade rural. As pessoas, que viviam ali, eram fazendeiros e a vida era tranquila e simples. Mas, infelizmente, aconteceu. A pequena cidade de Oak Ridge, de repente, tornou-se sede para o desenvolvimento de bombas atômicas. No entanto, a decisão do governo permaneceu em segredo até as pessoas começarem a serem forçadas a sair de lá. Foi assim que cerca de 3 mil famílias de agricultores tiveram que abandonar o local.

Oak Ridge

O Projeto Manhattan foi uma pesquisa realizada durante a Segunda Guerra Mundial, a fim de construir armas nucleares, entre 1942 a 1946. O projeto foi criado quando o conflito europeu começou, em 1939. Neste mesmo ano, o presidente Roosevelt recebeu uma carta do cientista húngaro Leo Szilard e de Albert Einstein. O documento, basicamente, falava sobre as pesquisas que os nazistas estavam realizando para desenvolver uma arma atômica.

A fim de manter o projeto em segredo, o país resolveu construir fábricas e laboratórios em 14 locais diferentes. Los Álamos foi uma das sedes escolhidas. Por estar localizada no norte do Novo México, a cidade estava longe de possíveis ataques navais e só era acessível via estrada. Em 1944, seis mil físicos, metalúrgicos e químicos já viviam em Los Álamos.

Outra sede do projeto foi Oak Ridge, em Tennessee, que se tornou, em dois anos, a quinta cidade do estado. Ali, chegaram a viver 55 mil pessoas - entre cientistas, secretárias, soldados e trabalhadores em geral. Os trabalhadores envolvidos se comprometeram em não revelar nenhuma informação. Além disso, os envolvidos no projeto tinham as cartas vigiadas e os telefones grampeados. Todos estavam proibidos de receber visitas externas.

O sítio de Oak Ridge, especificamente, criou o urânio enriquecido, que foi usado como combustível para as primeiras bombas atômicas. Foi também nessa pequena cidade que ocorreu a construção das bombas atômicas, que foram capazes de matar cerca de 120 mil pessoas em Hiroshima. Oak Ridge foi escolhida pelo General Leslie Groves.

As instalações

Para o projeto funcionar, o governo teve que realizar certas modificações na cidade. A primeira foi a construção da planta S-50. Ali ocorria o enriquecimento parcialmente do urânio, através do processo de difusão térmica líquida. Em seguida, criaram a segunda planta. Conhecida como K-25, a segunda planta era responsável por receber o urânio, que era enriquecido ainda mais por meio da difusão gasosa.

Após tal processo, trabalhavam-se os ajustes finais na planta eletromagnética Y-12. O processo final de produção ocorria quando o plutônio era enriquecido para uso no reator de grafite X-10. Esse foi o primeiro reator nuclear continuamente operado já construído. As quatro instalações estavam em vales longe da cidade. O Laboratório Nacional de Oak Ridge permanece ativo ainda hoje, como um centro de pesquisa de energia e física.

As dificuldades

As famílias, que foram obrigadas a se retirar, exigiram compensação por todos problemas ocasionados. No entanto, isso não significa que foram atendidas. Algumas famílias nunca receberam a compensação adequada pelo uso de suas propriedades. O proprietário de um terreno de 60 acres, por exemplo, recebeu apenas US$ 825. Na época, de acordo com a lei, o agricultor deveria ter recebido quase o dobro do que foi dado pelo governo.

Além disso, muitas dessas famílias tinham meios de se mudar. Não tinham carros, nem dinheiro e muito menos possuíam conhecidos influentes em outras cidades. Por esse motivo, alguns resolveram ficar e começar a trabalhar nas instalações criadas para o laboratório de Oak Ridge Laboratory. Outros tiveram que encontrar uma maneira de viajar até a cidade mais próxima para se reassentar.


Próxima Matéria
Via   ATI  
Imagens ATI
avatar Arthur Porto
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest