icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Os 10 vilões mais inteligentes do cinema

POR A redação EM Curiosidades 04/09/15 às 18h29

capa do post Os 10 vilões mais inteligentes do cinema

Toda história que se preze, tem um bom vilão. Ele é (quase) sempre o personagem que tem seus planos atrapalhados pelo herói. Com o passar do tempo, muitos vilões tornaram-se tão populares e carismáticos, que deram origem ao anti-herói. Mas você sabe o que realmente é um anti-herói?

Anti-herói é um termo que designa alguém que realiza os atos de um herói sem servir causas nobres. Ele é motivado pelo egoísmo, vingança, dinheiro, vaidade e precisa inteligencia para derrotar seus inimigos. Com o desenvolvimento das narrativas o termo passou a acompanhar os personagens que encarnam a maldade, insanidade e tendência de prejudicar os outros. Mas o que seria de um vilão sem inteligencia?

Fizemos uma lista dos 10 vilões mais inteligentes do cinema que tiveram uma atuação fantástica e surpreendente. Confira!

Hannibal Lecter

O Silêncio dos Inocentes, é um filme americano lançado em 1991. Foi dirigido por Jonathan Demme. E contou com a ilustre presença de Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) que ganhou o Oscar de melhor ator pela sua incrível atuação como vilão no filme.

O enredo conta a história de Clarice Starling (Jodie Foster), agente novata do FBI, que procura por um assassino que ataca mulheres jovens e depois retira suas peles. Para construir o perfil psicológico deste psicopata, recorre à ajuda de um assassino preso que agia de forma semelhante. É o dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), um psiquiatra canibal. Lecter, de fato, pode ajudar na investigação, mas quer em troca um local mais confortável para ficar preso. E quer também se aproximar da durona Clarice, para que ela fale de seus traumas e revele seu lado vulnerável.

Roger "Verbal" Kint

Os suspeitos é um filme norte-americano de 1995 dirigido por Bryan Singer e escrito por Christopher McQuarrie. Ele é estrelado por Stephen Baldwin, Gabriel Byrne, Benicio Del Toro, Kevin Pollak, Kevin Spacey, Chazz Palminteri e Pete Postlethwaite.

O filme segue o interrogatório de Roger "Verbal" Kint, um golpista que é um dos únicos sobreviventes de um massacre realizado em um navio atracado no Porto de Los Angeles. Ele conta ao interrogador uma complicada história sobre os eventos que levaram ele e outros quatro criminosos ao barco, e sobre o misterioso chefão que encomendou o ataque, um homem chamado Keyser Söze. Usando flashbacks e narração, a história de Kint fica cada vez mais complexa e inteligente. O ator deu um show em atuação que rendeu o Oscar de melhor ator coadjuvante.

Hal 9000


HAL 9000 é um personagem ficcional da série Odisséia Espacial, de Arthur C. Clarke, e foi imortalizado pela adaptação cinematográfica feita por Stanley Kubrick do primeiro volume da mesma, 2001: A Space Odyssey, de (1968). Desde a "Aurora do Homem" (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta.

Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes. HAL é tão inteligente nos seus planos que fez muita gente suar frio no cinema.

Imperador Palpatine

Darth Sidious (também conhecido como Palpatine) é, juntamente com Darth Vader, o principal vilão da saga Star Wars. É interpretado pelo ator Ian McDiarmid.

Assim como Yoda, Palpatine tem muitos detalhes de seu passado não revelados. Na carreira política, ele começou como um simples senador que representava apenas o sistema Naboo, seu sistema natal. E o segredo de seu sucesso foi: Paciência Infinita. Nunca sequer alterando seu tom de voz, Palpatine foi progredindo, até se tornar Supremo Chanceler da República, dando apenas um passo para se tornar Imperador. Darth Sidious foi um vilão que deixou marcas até hoje.

Auric Goldfinger

007 Contra Goldfinger é um filme britânico de 1964 de ação e espionagem, o terceiro da série 007 com Sean Connery no papel do agente secreto James Bond. Goldfinger foi considerado um dos filmes mais inteligentes de todos os tempos. Isso mesmo!

O enredo conta a história de James Bond (Sean Connery) que é  encarregado de espionar Goldfinger (Gert Fröbe), um poderoso milionário cujas remessas de ouro espalhadas por diversos países podem esconder ações criminosas. Após ser capturado, Bond descobre que o plano de Goldfinger é bem maior do que ele imaginava: Goldfinger pretende roubar nada mais nada menos do que as reservas americanas de ouro, guardadas no Forte Knox. O ator Gert, consegue enganar todos telespectadores.

Coringa

Heath Ledger tem seu lugar marcado para sempre na história do cinema mundial com a atuação feita em Batman - O Cavaleiro das Trevas. O Coringa serviu de válvula de escape para que o filme atraísse a atenção do mundo inteiro! Coniderado um dos vilões mais inteligentes e marcantes da história.

O longa conta a história de dois anos após desde o surgimento do Batman (Christian Bale), os criminosos de Gotham City têm muito o que temer. Com a ajuda do tenente James Gordon (Gary Oldman) e do promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart), Batman luta contra o crime organizado. Acuados com o combate, os chefes do crime aceitam a proposta feita pelo Coringa (Heath Ledger) e o contratam para combater o Homem-Morcego.

Hans Gruber

Duro de Matar é um longa americano de 1988, um filme de ação dirigido por John McTiernan e estrelado por Bruce Willis, que também deu um show em atuação como vilão, impressiona o público até hoje.

O enredo conta uma história que se passa durante as festividades natalinas, onde o policial nova-iorquino John McClane (Willis) vai visitar a esposa, Holly Gennero(Bedelia) em Los Angeles. Chegando, dirige-se à festa de Natal da empresa onde ela trabalha, a Nakatomi Trading, no edifício da multinacional; o Nakatomi Plaza. É apresentado a diversas pessoas, entre elas o CEO da companhia, Joe Takagi (Shigeta).

Entretanto, durante as festividades , terroristas alemães liderados por Hans Gruber (Rickman) invadem o prédio e seqüestram todos os convidados, com a intenção de roubar US$ 640 milhões em ações. McClane escapa de ser aprisionado pelo grupo de Gruber e é o único que pode combater os terroristas. Vale a pena acompanhar a incrível atuação de Bruce Willis.

Jigsaw

Como esquecer o serial killer Jigsaw de Jogos Mortais? O filme é centrado na luta contra o tempo de dois homens, o médico Dr. Lawrence "Larry" Gordon (Cary Elwes) de 42 anos de idade, e o fotógrafo Adam Stanheight (Leigh Whannell) de 27 anos de idade. Eles acordam em um banheiro imundo presos pelos pés numa corrente bastante forte. No meio deles há um corpo de um homem ensanguentado com um revólver e um gravador nas mãos.

Eles descobrem uma fita em seus bolsos e a colocam no gravador e descobrem que fazem parte de um jogo terrível contra o tempo em que o médico tem que matar o fotógrafo se quiser ver sua mulher e filha vivas. Larry descobre que eles foram emboscados por um serial killer chamado Jigsaw (Tobin Bell) de 62 anos de idade.

Jigsaw rapta pessoas e coloca-os em armadilhas mortais, dizendo que dá uma nova chance como reabilitação, sempre fazendo com que eles se sacrifiquem um pouco para sair. Uma dessas vitimas foi Amanda Young (Shawnee Smith) de 34 anos de idade, que conseguiu sobreviver ao teste, mas não sem deixar danos psicológicos a mesma.

Khan

Khan Noonien Singh, comumente chamado simplesmente de Khan, é um vilão do universo ficcional de Star Trek. De acordo com a história dada na primeira aparição do personagem, o episódio "Space Seed" de Star Trek: The Original Series, Khan é um superhumano melhorado geneticamente, que uma vez controlou mais de um quarto da Terra durante as Guerras Eugênicas na década de 1990.

Depois de ser revivido em 2267 pela tripulação da USS Enterprise, Khan tenta controlar a nave estelar, porém é frustrado por James T. Kirk e exilado em Ceti Alpha V para criar uma nova civilização com seu povo. O personagem retorno no filme Star Trek II: The Wrath of Khan, de 1982, se passando quinze anos depois dos eventos de "Space Seed", onde Khan escapa de seu exílio e sai para procurar vingança contra Kirk. O personagem foi interpretado por Ricardo Montalbán tanto no episódio de televisão quanto no filme. Khan é considerado dos vilãs mais inteligente!

Coronel Hans Landa

Christoph Waltz é um premiado ator austríaco, conhecido internacionalmente pelo seu papel de Hans Landa no filme Bastardos Inglórios, pelo qual ganhou o prêmio para melhor ator secundário no cinema, o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante, e o BAFTA de Melhor Ator.

O filme acontece na 2ª Guerra Mundial. A França está ocupada pelos nazistas. O tenente Aldo Raine (Brad Pitt) é o encarregado de reunir um pelotão de soldados de origem judaica, com o objetivo de realizar uma missão suicida contra os alemães. O objetivo é matar o maior número possível de nazistas, da forma mais cruel possível. Paralelamente Shosanna Dreyfuss (Mélanie Laurent) assiste a execução de sua família pelas mãos do coronel Hans Landa (Christoph Waltz), o que faz com que fuja para Paris. Lá ela se disfarça como operadora e dona de um cinema local, enquanto planeja um meio de se vingar.

Fonte: Lista10 


Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest