icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Os 6 empregos que os robôs vão roubar dos seres humanos em breve

POR Magno Oliver EM Ciência e Tecnologia 24/06/15 às 20h12

capa do post Os 6 empregos que os robôs vão roubar dos seres humanos em breve

Especialistas da área da tecnologia previram que os robôs vão ter, no futuro, mais de 30 por cento da força de trabalho humana até 2025. Muitas áreas de trabalho surgiram por causa da mecanização de serviços e isso pode dificultar a profissão de algumas pessoas.

Já mostramos para você aqui na Fatos Desconhecidos 16 profissões que os robôs não vão conseguir substituir, mas hoje a pegada será inversa. Você vai ver profissões que os robôs vão roubar dos seres humanos em breve e não teremos como fazer nada sobre isso.

Confira aí na matéria:

1 - Farmacêutico robotizado

Essa área é uma novo ramo tecnológico que está tomando as grandes indústrias farmacêuticas. Esses novos sistemas estão tirando o emprego de farmacêuticos em um ritmo alarmante, com nenhum sinal de desaceleração. Os funcionários digitais são completos.

Os computadores na farmácia recebem ordens eletrônicas de receituários pelos médicos e, em seguida, os robôs localizam os medicamentos, empacotam e distribuem as doses de medicação selecionadas pelo médico.

2 - Astronautas

A profissão de astronauta está com os dias contados. A NASA fez uma parceria com a General Motors para criar uma tecnologia android futurista. A intenção é desenvolver um robô que ajude a preparar os locais de trabalho durante passeios espaciais de manutenção e rotina dos operadores espaciais. O Robonaut 2 foi a invenção da gigante.

O robô trabalha em conjunto com astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional.

3 - Cirurgiões e Médicos

Os robôs estão começando a substituir os médicos e cirurgiões nos campos das cirurgias e procedimentos de saúde. Na área de anestesia, por exemplo, a FDA aprovou o sistema Sedays, criado pela Johnson & Jonhson, para proporcionar anestesias em pacientes de baixo nível em procedimentos como colonoscopias. Todos os procedimentos serão monitorados pelos médicos.

Os cirurgiões também vão utilizar robôs automatizados para apoiar procedimento de cirurgias.

4 - Os soldados

Até os soldados estão com previsão de serem substituídos pelas máquinas daqui alguns anos. Este é o PETMAN, um robô bípede desenvolvido pela Boston Dynamics projetado para manter os soldados em segurança de produtos químicos perigosos. Ele pode correr, fazer flexões, subir escadas, pode conter centenas de libras de engrenagem, e pode replicar o que soldas podem fazer em situações da vida real.

O Departamento de Defesa e Avanço Projetos de Investigação Agência, DARPA, já encomendou vários robôs de segurança de alto nível para uso em tempos de guerra.

5 - Analista financeiro

Analistas financeiros serão substituídos, futuramente. Esse robô é uma espécie de "robô-assessor" criado para ser um braço direito das grandes empresas.

Ele consegue prever, armazenar e disseminar grandes quantidades de dados. Muitos profissionais que atuam na área financeira e de administração não serão capazes de se manterem com o poder e os algoritmos destes computadores e sistemas automatizados.

6 - Carteiros


Este é o Amazon Prime Air, um sistema de entrega que vem sido desenvolvido desde 2013. Essa é uma das ideias mais faladas de ficção científica que rodam em torno do que são os sistemas automatizados de distribuição e discussão. O problema destes modelo de correio futurista é a praticidade. Outro ponto é o tráfego dos aviões em público, além da questão da segurança da informação e a privacidade de conteúdos entregues não serem violados.

É um sistema que pretende aposentar o trabalho de carteiros e serviços de tele-entregas, mas esbarra em contratempos como os problemas de obstáculos para tráfegos de drones, como fios de telefone, edifícios e árvores e vias públicas. A promessa é que ele seja o futuro das entregas de correspondências e encomendas dos correios.


Próxima Matéria
avatar Magno Oliver
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest