• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Os 6 piores escândalos da indústria de alimentos

POR Ultra Curioso    EM Ciência e Tecnologia      01/07/15 às 16h58

Alimentos industrializados costumam dividir muitas opiniões. Uns dizem que eles são benéficos para a saúde por serem 'melhorados' pela ciência, outros são totalmente contra por serem alterados e adicionados com substâncias consideradas nocivas para o ser humano.

Porém, uma coisa não se pode negar: tais alimentos estão longe de ser 100% confiáveis. Vários foram os casos escandalosos que vieram a público denunciando alimentos que foram produzidos de forma totalmente nojenta ou nociva, totalmente condenados pela vigilância sanitária.

De dentes dentro de linguiças a bactérias de salmonela em achocolatados, veja aqui a lista com os 6 piores escândalos da indústria de alimentos e pense bem antes de considerar 'seguros e limpos'  alguns alimentos que você adora.

1. Carne radioativa no Japão

carne contaminada japon

No ano de 2011, cerca de dez províncias japonesas, incluindo Tóquio, receberam carne produzida na região de Fukushima, o lugar onde se situava a usina nuclear atingida por um terremoto em 11 de março de 2011. O governo verificou que o produto estava contaminado por césio e apresentava um alto índice de radiação (quatro vezes maior do que o permitido por lei).

2. Bife de cavalo

LASANHA DE CARNE DE CAVALO

Desde janeiro de 2013 o Reino Unido e a Irlanda são investigados por usarem 'carne de cavalo' para fazer hambúrguer. As denúncias são de hambúrgueres e outros alimentos congelados com carne de cavalo que estavam sendo vendidos como carne de boi. O problema não é só esse: a fenilbutazona, usada na criação de equinos, pode causar até úlcera gástrica.

3. Salcisha com dentes

1

Já imaginou dar uma mordida na salsicha de um hotdog e achar um dente humano? Foi o que aconteceu no Reino Unido em 2013. A britânica Lauren Gooch, de 21 anos, achou um dente humano dentro de uma linguiça de hotdog comprada na rede de supermercados Tesco. O noivo da moça exigiu uma retratação da rede da Tesco, e ganhou um vale-compra de 25 libras (R$ 78).

4. Caco de vidro no frango assado

Maquina-de-assar-frango-Como-ganhar-dinheiro

 

Em 2009 na Suécia, consumidores encontraram cacos de vidro, cujo tamanho ia de 1 mm a até 1 cm, em aves congeladas da marca Kronfagel. O caso foi parar na polícia e, por precaução, a empresa sueca teve de retirar do mercado mais de 900 toneladas do produto.

5. Salmonela no Nesquik

18782 Achocolatado em Pó Nestlé Nesquik Morango Lata 380g

Isso é o que pode se chamar de "levar coelho por lebre". No ano de 2012, nos Estados Unidos, descobriu-se que um lote do achocolatado da marca Nesquik veio contaminado com bactérias de salmonela. Elas estariam presentes no carbonato de cálcio que a fornecedora Omya vendeu à Nestlé. A multinacional suíça logo anunciou um recall do produto e não houve registro de pessoas contaminadas.

6. "Gosma rosa"

economia-montagem-mcdonalds-nuggets-x-gosma-rosa-1391626968766_615x300

O subproduto das sobras da carne bovina gordurosa tem o apelido de 'gosma rosa'. Lavadas com hidróxido de amônia. Uma lei de 2001 permitiu que a nhaca, antes restrita a rações animais, pudesse ser usada também em alimentos humanos. Em 2011, o chef britânico Jamie Oliver denunciou o uso do "aditivo" em hambúrgueres nas escolas dos EUA.

Próxima Matéria
Imagens Eater
Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+