• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Os 7 piores e mais catastróficos terremotos da história

POR Rafael Miranda    EM Mundo Afora      29/04/15 às 12h14

No sábado, 25 de abril de 2015, o Nepal testemunhou um dos piores terremotos da história que tirou mais de 3000 vidas e destruiu muitos locais históricos do país. Embora os terremotos sejam incidentes que são causados ??pela liberação repentina de energia no deslocamento da crosta terrestre criando ondas sísmicas que ocorrem naturalmente, a devastação causada por este evento natural é incompreensível.

Alguns dos piores terremotos da história tiraram inúmeras vidas e bilhões de dólares em danos materiais. Desde o recente terremoto Napal que já levou até agora a vida de mais de 3.000 pessoas para Porto Príncipe, no Haiti, aqui estão 7 dos piores terremotos do mundo, tanto no número de mortes e magnitude.

Terremoto de Valdívia em 1960

1

Alguns dos piores terremotos da história tiraram inúmeras vidas e bilhões de dólares em danos materiais. Desde o recente terremoto Napal que já causou até agora a vida de mais de 3.000 pessoas para Port-au-Prince, Haiti, aqui estão 25 dos piores terremotos do mundo, tanto no número de mortes e magnitude.

Foi o mais violento terremoto já registrado cientificamente. Ocorreu no dia 22 de maio de 1960, no Chile. Atingiu todo centro-sul do Chile, incluindo as cidades de Valdivia e Concepción, registrando 9,57 pontos na escala de magnitude de momento, o que o tornou o mais forte já registado cientificamente na história da Humanidade.

O sismo foi sentido em diferentes partes da Terra e produziu um tsunami que afetou diversas localidades ao largo do Oceano Pacífico, como Havaí e Japão e a erupção do vulcão Puyehue. Cerca de 5.700 pessoas faleceram e mais de 2 milhões ficaram feridas por causa desta catástrofe.

Terremoto de Shaanxi de 1556

2

Foi um dos mais mortíferos da história recente, no qual morreram aproximadamente 830.000 pessoas. Ocorreu na manhã do 23 de janeiro de 1556, em Shaanxi, na China. Mais de noventa e sete condados nas províncias de Shaanxi, Shanxi, Henan, Gansu, Hebei, Shandong, Hubei, Hunan, Jiangsu e Anhui foram afetadas. Uma área de mais de 1300 km² foi destruída e em alguns condados mais de 60% da população morreu. A população na época, vivia em cavernas artificiais nos penhascos de Loess, que caíram durante o desastre.

Terremoto de Sumatra, na Indonésia

3

O terremoto foi causado por uma subducção que desencadeou uma série de tsunamis devastadores ao longo das costas da maioria dos continentes banhados pelo Oceano Índico, o que causou a morte de mais de 230 mil pessoas em 14 países diferentes e inundou comunidades costeiras com ondas de até 30 metros de altura. Com uma magnitude de entre 9,1 e 9,3, foi o terceiro maior terremoto já registrado em um sismógrafo. Este sismo teve a maior duração de falha já observada, entre 8,3 e 10 minutos.

Terremoto de Aleppo, na Síria

4

Foi um terremoto ocorrido no dia 11 de outubro de 1138 na Síria. Com 230 000 mortos estimados, é considerado um dos sismos mais mortais da história. Nesta época Alepo era uma das mais importantes cidades da região, atrás apenas de Constantinopla e do Cairo, e com o sismo de 1138, sofreu um grande abalo econômico, principalmente por causa da sequência de novos terremotos que ocorreram entre junho de 1139 até maio de 1159 e que dificultaram o trabalho da sua recuperação. Estimativas de estudiosos contemporâneos revelam que o primeiro terremoto chegou a magnitude de 8,5 graus na Escala Richter.

Terremoto de Tangshan

5

Atingiu a cidade da Tangshan, na República Popular da China às 3:52 horas da manhã, matando 242 419 pessoas, de acordo com os dados oficias, mas segundo algumas fontes esse número está estimado como sendo três vezes maior.

Muitas das pessoas que sobreviveram ao terramoto ficaram presas sob os edifícios que caíram, não resistindo à réplica de magnitude 7.1 15 horas depois do terramoto principal, seguidos de muitas réplicas de 5.0 e 5.5. Muitas pessoas afirmaram ter visto luzes estranhas na noite anterior ao terramoto, que ficaram conhecidas como as luzes do terramoto.

78% dos edifícios industriais, 93% dos edifícios residenciais, 80% das estações de bombeamento de água e 14 linhas de esgoto ou foram completamente destruídos ou ficaram bastante danificados.

Haiyuan County, China

6

Este desastre aconteceu em Haiyuan County, Ningxia. Os efeitos catastróficos foram sentidos por mais de 125 milhas e tremores secundários duraram mais de 3 anos. Em 16 de dezembro de 1920 o terremoto teve uma magnitudes 8,5 e matou entre 200.000 e 240.000 pessoas.

Terremoto do Haiti de 2010

7

O sismo do Haiti de 2010 foi um terremoto catastrófico que teve seu epicentro na parte oriental da península de Tiburon, a cerca de 25 km da capital haitiana, Porto Príncipe,foi registrado às 16h53m10s do horário local, na terça-feira, 12 de janeiro de 2010. O abalo alcançou a magnitude 7,0 e ocorreu a uma profundidade de 10 km.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha estima que cerca de três milhões de pessoas foram afetadas pelo sismo; o Ministro do Interior do Haiti, Paul Antoine Bien-Aimé, antecipou em 15 de janeiro que o desastre teria tido como consequência a morte de 100.000 a 200.000 pessoas.

Próxima Matéria
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+