• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Os bastidores da vida de um piloto de fórmula 1 que você jamais imaginou que conheceria

POR Magno Oliver    EM Entretenimento      14/02/17 às 13h37

Recentemente, um fã de Fórmula 1 divulgou um vídeo inédito na internet que deixou fãs do mundo desse esporte enlouquecidos. Ele publicou um vídeo inédito do dia da morte de Ayrton Senna no Youtube. E aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você ele na integra.

Pistas, regulagem de motor, check-up na parte funcional do carro, ser piloto de Fórmula 1 exige uma série de compromissos e atenção que os fãs nem imaginam como é por trás dos bastidores.

Uma espécie de combinação de tempo com peças super leves e resistentes, a Fórmula 1 tem evoluído cada vez mais. Mas como é a rotina de um piloto de Fórmula 1? O que eles fazem para aguentarem horas dirigindo?

Segundo o piloto Carlos Sainz, em entrevista ao jornal ElPaís, se preparar para uma corrida é uma maratona que muita gente não conhece.

Ele conta que "agora  precisamos estar em forma, muito preparados e não só magros. Eu, por exemplo, que meço 1,78 metro de altura, no ano passado pesava 66 quilos e nesse posso chegar aos 70 quilos. Isso implica em ganhar quatro quilos de músculo. É mais difícil que o CrossFit.

Combino sessões de duas horas (o tempo em que dura em média uma corrida) nas quais mantemos o nível de pulsações por minuto em 180 por minuto com o karting, que é o mais parecido que existe a dirigir um fórmula 1.

O que acontece é que projetamos um capacete com lastros e que fazem com que seu peso, que normalmente fica por volta de 1,5 quilo, passe a ser de três quilos. Dessa forma trabalho o pescoço ao mesmo tempo em que dirijo".

Fortalecimento do pescoço

De acordo com o portal da RedBull, as exigências para se estar com o corpo em dias eram altas, como fazia o piloto Gary Paffet.

A marca conta que "Gary Paffett tinha um jeito especial de cuidar do pescoço nos tempos de piloto de testes da McLaren.

"É uma parte muito sensível do corpo humano. Submeter o pescoço à forças laterais de 6Gs, mais de 13 vezes por volta, pode ser doloroso depois de um tempo. Então, eu usava um simulador especial na academia, que aplicava pesos no capacete e no volante para fortalecer a musculatura"."

O cuidado com o corpo aliado ao fortalecimento do coração

O piloto Jenson Button investe no triatlo para se preparar para os grandes campeonatos. Segundo o portal da RedBull, "Jenson Button, campeão mundial de Fórmula 1 em 2009, escolheu o triatlo porque ficava "facilmente entediado" nos treinamentos. No triatlo, é meio difícil isso acontecer.

Enquanto a corrida e o pedal oferecem exercícios aeróbicos importantes (o coração de um piloto trabalha acima de 80% da capacidade durante um GP inteiro), a natação estimula o ganho muscular, melhora a resistência e a flexibilidade e ainda esfria a cuca, literalmente".

Malabarismo

O malabarismo também é uma técnica de preparação de alguns pilotos de Fórmula 1. A técnica trabalha a sua concentração, equilíbrio e o fortalecimento de partes do corpo.

De acordo com a Red Bull, "jogar bolinhas para o alto está entre as atividades de preparação de alguns pilotos. Campeão mundial de Fórmula 1 no ano passado, Nico Rosberg mantinha os reflexos em dia fazendo malabarismo. Às vezes, ainda pedalava um monociclo no meio da atividade, pra ficar mais difícil. Max Verstappen é outro adepto dessa prática no "circo" da Fórmula 1, com o perdão do trocadilho".

O que achou dos bastidores da vida de um piloto de Fórmula 1? Mande seu comentário para gente!

Próxima Matéria
Via   danielricciardo     Elpais     redbull  
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+