• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Os dinossauros ainda poderiam estar vivos em algum lugar?

POR Erik Ely    EM Ciência e Tecnologia      02/12/19 às 19h55

Todos nós sabemos que os dinossauros são animais extintos. No entanto, nada do que sabemos, na ciência, é verdade inteiramente completa. Tudo está suscetível a mudança. Porém, as possibilidades nos permitem sonhar. E pode, inclusive, parecer coisa de filme. Mas será que dinossauros ainda poderiam estar vivos, em algum lugar?

Quem sabe eles estejam, em algum planeta alienígena. Ou ainda, em um universo completamente diferente do nosso. Afinal, tudo é possível. Até mesmo o fato de haver dinossauros vivos, em algum lugar que não temos acesso... ainda.

Coisa da ficção científica

Agora, saímos um pouco de como imaginamos os dinossauros nas ficções científicas de Steven Spielberg. E adentramos as possibilidades de que esses animais "extintos" ainda estariam vivendo entre nós. Não acredita? Olha só, antes de pensarmos neles enquanto fósseis, vamos dar uma olhada em como alguns rumores de animais podem nos ajudar no caso.

Primeiro, pensemos no Megalodonte, o gigante que governava os mares. Sendo remotamente parecidos com o tubarão-branco, esses gigantes, além de serem muito maiores, viveram há cerca de 20 milhões de anos atrás. No entanto, com todas as evidências de que o animal tenha existido, não há nenhuma prova de ele tenha sido extinto.

E uma das possíveis evidências de que esse animal ainda exista, são os dentes que foram descobertos recentemente. Os achados datam por volta de 1,5 milhão de anos. Além disso, com a imensidão do oceano, é possível que ainda estejamos convivendo com esses animais e não saibamos.

Assim como o Megalodonte, também sempre existiram rumores de que animais, como o Pé-grande e Monstro do Lago Lago Ness, são, na verdade, dinossauros. Essa mesma associação ocorre com o Mokele-mbembe, uma criatura lendária da região do Congo. Contudo, vale a pena ressaltar que ainda não há nenhuma prova de que essas criaturas míticas estejam geneticamente relacionadas com os dinossauros. Ou ainda, que essas criaturas míticas existam de fato.

Os verdadeiros dinossauros

Enquanto pensar que seres lendários e míticos parece coisa de ficção científica, podemos nos empolgar com os verdadeiros dinossauros, que estão pertinho de nós, os pássaros. Lembre-se que aquela galinha, que você conhece bem, possui um ancestral em comum com os dinossauros. Ou evoluíram ao lado deles. Ainda não sabemos o que aconteceu.

Estudos recentes também indicam que um grupo isolado de dinossauros pode ter sobrevivido em "mundo perdido". Tudo isso, por conta das evidências de ancestralidade, entre pássaros e crocodilos. Evidências, como ossos de tiranossauros, hadrossauros, anquilossauros e diversas outras espécies de dinossauro, que datam do período paleoceno, podem ser a prova disso. Isso porque esse período é muito posterior ao que conhecemos com a extinção dos dinossauros, Cretáceo-Terciário.

Enquanto isso, a teoria mais popular é a de que um asteroide tenha destruído a região da península de Yucután. O que, hoje, é o atual território do México. Com isso, acredita-se que tenha se gerado uma intensa atividade vulcânica. E enquanto muitas espécies morreram por doença ou mudança climática, outras migraram para o sul. Contudo, não há nenhum motivo para que os dinossauros não tenham sobrevivido em outras partes do globo.

Próxima Matéria
Via   Terra     Science  
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+