icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Os lugares mais quentes do mundo

POR Pietro Bottura    EM Mundo Afora      27/10/14 às 19h51
capa do post Os lugares mais quentes do mundo

Você, que mora no Rio, em SP ou até no Norte do país acha que enfrenta calor? Você, goiano ou brasiliense, acha que está no deserto do Brasil? Parem de reclamar, pois, perto de outros lugares, as amenas temperaturas brasileiras de 30 e poucos graus são nada mais que um calorzinho de fim de tarde pro pessoal da África, Ásia e até mesmo EUA.

Vale lembrar que a temperatura para desnaturação das enzimas de nosso corpo é de aproximadamente 40ºC - quando a febre, ou temperatura interna, passa a ser preocupante - o que mostra o quanto 50ºC ou 60ºC são algo literalmente acima de nossas capacidades de sobrevivência. Por sorte, a pele, roupas e demais proteções contra o calor e o Sol evitam tal tipo de problema, mas experimente passar apenas um dia sem roupas ou protetor solar (fator 9 mil) nesses lugares, e com certeza você morrerá ou sofrerá muito com a insolação e bolhas no seu corpo:

Ghadames - Líbia

Tem em torno de 15 mil habitantes e tem temperaturas de até 55ºC. É considerada um patrimônio histórico pela Unesco.

Turfan - China

Com temperaturas acima de 50ºC, é um local conhecido por seus templos budistas e por seus centros de comércio, situados próximos a um oásis e do vulcão Turfan.

Queensland - Austrália

Sua alta térmica recorde é de 69ºC, e fica na área Nordeste do país. Com clima seco e semidesértico, o local tem grandes barreiras de coral e florestas, e ocupa mais de 20% do território do país.

Timbuktu - Mali

Essa cidade africana fica às margens do Rio Niger e foi fundada em 1100. Famosa por suas temperaturas escaldantes, tem como recorde a temperatura de 54,4ºC.

Tirat Tsvi - Israel

O lugar mais quente da Ásia, tem altas térmicas de até 54ºC, e faz fronteira com o Rio Jordão.

Deserto Lut - Irã

25ºC maior deserto do mundo, o Lut tem temperaturas de superfície que chegam a 70ºC.

Vale da Morte - EUA

No deserto Mojave, é um dos locais mais quentes do mundo, com temperaturas que chegam a 56,7ºC e sem nenhum lago por perto, diferente dos itens anteriores.

Wadi Halfa - Sudão

Um bolsão de pobreza no meio do Saara e fazendo fronteira com o Egito, essa cidade tem picos de calor que chegam a 53ºC, além do local ser castigado por ventos fortes e secos e ser de acesso bastante complicado.

Dallol - Etiópia

O lugar habitado mais quente do mundo, essa cidade, que fica no deserto de Danakil, tem temperatura média de 41ºC, podendo chegar a 60ºC em dias quentes. Parte do calor constante é atribuída ao vulcão Dallol, que fica próximo da região.


Próxima Matéria
avatar Pietro Bottura
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest