Os órgãos de Gugu Liberato vão salvar as vidas de pelo menos 50 pessoas

POR Erik Ely    EM Curiosidades      26/11/19 às 15h20
foto de destaque

Em um acontecimento que abalou todo o país, muito se comentou sobre a morte de Gugu Liberato. Com 60 anos, o apresentador faleceu na semana passada, em Orlando, nos Estados Unidos. No entanto, o que muita gente não sabe é que os órgãos de Gugu ainda vão salvar, pelo menos, 50 vidas.

Com uma carreira extensa, o apresentador ficou conhecido por seus quadros, que buscavam ajudar pessoas carentes. Gugu foi um dos maiores apresentadores da TV brasileira. Entre os anos de 1981 e 2003, ele foi destaque do canal SBT. Além disso, em 2009, assinou um contrato com a TV Record, onde continuou a carreira como apresentador. E agora, mesmo após sua morte, outras pessoas poderão receber esse "presente" que Gugu deixou.

Doação de órgãos

No dia 20 de novembro de 2019, o apresentar Gugu Liberato teve uma morte encefálica, após machucar a cabeça em uma queda. No entanto, muito se repercutiu até que, de fato, sua morte fosse confirmada. Nesse meio tempo, veículos de todo o país se voltaram para o caso.

Apesar da confusão, a morte encefálica foi declarada e em casos assim, cabe aos familiares a decisão de desligar os aparelhos que mantêm os órgãos funcionando. Sendo a morte encefálica, passível de incitar a decisão legal de morte, ainda há a possibilidade de doação de órgãos do paciente.

Antes de morrer, Gugu Liberato já havia expressado um forte desejo em doar seus órgãos. Sendo essa a vontade do apresentador, a família autorizou a doação.

Segundo uma nota, feita pela própria assessoria do apresentador, a cirurgia de retirada dos órgãos durou mais de seis horas. Além disso, uma menção de honra foi liberada pela própria equipe médica.

"Momento de honra,

Neste momento e a partir deste momento, honramos Antonio Augusto Moraes Liberato e essa oportunidade de salvar e melhorar a vida de outras pessoas. Ao cuidarmos dele agora, também somos responsáveis por cuidar desse gracioso presente da vida. Estendemos nosso respeito e gratidão à família e os mantemos em nossos pensamentos. Ao tocarmos a vida de muitos hoje, podemos entender nosso papel em transmitir o presente heroico da vida de um ser humano para outro. Que tenhamos um momento de silêncio agora, para lembrar Gugu Liberato e todos os que se juntam à sua história do passado, presente e todos os dias à frente".

Para quem foram os órgãos?

Com vários órgãos saudáveis, entre córneas e até coração, estima-se que até 50 pessoas sairão da fila de espera por doações. De acordo com a família do apresentador, a vontade era a de que o coração de Gugu fosse doado a um brasileiro. No entanto, isso não foi possível por diversas questões de distância e o tempo de conservação dos órgãos.

Eles disseram que "havia o desejo da família de doar o coração para um brasileiro, mas, infelizmente isso não é possível porque o tempo de transporte seria demasiado longo e a chance de se perder o órgão seria grande".

Gugu sempre foi alguém que buscava ajudar o próximo. Contudo, mesmo após sua morte, deixa uma enorme contribuição para pessoas que estão há muito tempo na fila de transplantes.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+