• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Os peixes fazem xixi?

POR Erik Ely    EM Curiosidades      29/11/19 às 14h28

De todos os animais vertebrados que você conhece, o que eles possuem em comum? Todos fazem xixi! É verdade, pare para pensar por um momento. É claro, que nós não vemos essas cenas com frequência. Mas eles precisam fazer suas necessidades de alguma forma. Só que, como funciona então? Até os peixes fazem xixi?

Por serem animais que precisam de estar na água para sobreviver, você já deve ter feito essa pergunta. Será que os peixes fazem xixi na água? Afinal, diferente daqueles banhistas sem educação, esses animais estão em seu habitat natural, e precisam de formas de exercer a excreção.

Você já viu um peixe fazendo xixi?

Para os ansiosos, a resposta curta é sim. O peixes também possuem rins e, logo, produzem urina. Algo que, inclusive, contém substâncias como creatina, ureia, amônia e resíduos nitrogenados. Ou seja, além de produzir urina, liberar essas substâncias é fundamental para o funcionamento de seu organismo e o do ambiente a sua volta. Não entendeu? Vamos explicar!

O xixi produzido pelo peixe é especialmente importante para os recifes de coral. Logo, quando um peixe urina, ele libera fósforo e amônia, elementos-chaves para o crescimento e sobrevivência dos recifes. Além disso, um estudo recente também constatou que, em muitos recifes em que a pesca é predatória, faltam nutrientes essenciais para essas espécies.

Dessa forma, os peixes liberam seu xixi, através de uma pequena abertura, conhecida como poro. Em suma, essa abertura pode ser encontrada em suas extremidades traseiras. Em algumas espécies, esses resíduos também podem ser liberados pelas brânquias.

Outro exemplo é o caso dos peixes-palhaço. Isso mesmo, aquele do filme "Procurando Nemo". Quando os peixes-palhaço fazem xixi, por exemplo, eles também ajudam as anêmonas a crescer. Essas, por sua vez, se parecem com flores, mas são, na verdade, animais que estão fortemente ligados ao crescimento de águas-vivas.

Água doce e salgada

Além disso, podemos fazer uma diferenciação entre peixes de água salgada e peixes de água doce. Como cita o professor Roberto Reis, "os peixes ósseos de água salgada eliminam uma urina mais concentrada que os peixes de água doce, pois precisam reter água em seus corpos". Como, por exemplo, tubarões e raias costumam conservar, em seus sangues, quantidades significativas de ureia e outros compostos. O que faz com que sua carne tenha aquele cheiro forte e característico de urina.

Por outro lado, peixes de água doce eliminam muito mais líquidos. E por isso, sua urina é mais diluída, pois eles precisam se livrar constantemente do excesso de água que passa por seus corpos. Dessa forma, seus rins permanecem produzindo esse xixi, evitando que seus tecidos fiquem saturados.

E fazem cocô?

E, novamente, a resposta é sim. Peixes também fazem cocô. E acredite ou não, outros corais também vão se utilizar desse cocô, para absorver nutrientes. Por exemplo, como é o caso do peixe papagaio. Que é famoso por suas habilidades em, digamos, fazer suas necessidades. Isso porque, sua "alimentação balanceada" inclui corais mortos e outras coisas.

Pois bem, da próxima vez que pensar em fazer xixi na água, lembre que somente as necessidades humanas não são bem-vindas naquele local. Desta forma, não adianta se assustar. Da sardinha até o Tubarão, todos os peixes vão ao 'banheiro'.

Próxima Matéria
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+