• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Os primeiros terráqueos a orbitar na lua não foram homens

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      01/10/18 às 17h18

Frank Borman, James Lovell e William Anders são os nomes dos três astronautas tripulantes da Apollo 8, que em 1968, orbitaram a lua pela primeira vez. Apesar de não terem pousado no satélite natural, os 3 astronautas foram os primeiros humanos a deixarem órbita terrestre.

Porém, duas tartarugas teriam sido os primeiros terráqueos que se aproximaram da Lua. Para desespero da NASA, em 18 de setembro de 1968, a espaçonave da União Soviética, Zond 5, orbitou a lua e a bordo estavam as duas tartarugas russas. Acompanhando os répteis na espaçonave, alguns vermes, moscas e sementes.

A corrida lunar

Para se entender os motivos dos russos terem enviado os répteis para o espaço exige-se que voltemos um pouco no tempo, até 1968. Naquela época, A NASA possuía o foguete Saturno V. E. e seu programa Apollo estava há poucas semanas de seu primeiro voo teste tripulado.

Enquanto os soviéticos ainda não possuíam sequer um espaçonave capaz de orbitar a lua atendendo a todas as demandas para isso. E no ano anterior, Vladimir Komarov havia morrido incinerado em sua nave ao voltar para atmosfera terrestre.

"Foi realmente uma das últimas barreiras para o programa de voos espaciais soviéticos, porque foi uma das últimas vezes em que eles conseguiram antecipar os americanos de qualquer maneira real", contou Cathy Lewis, curadora do Smithsonian"s National Air and Space Museum.

Segundo Lewis, ao contrário do que acreditavam os populares, os especialistas pensavam que a Rússia derrotaria os EUA na corrida lunar. Assim, o Zond 5, teria sido um último esforço para conseguir levar a Rússia à lua primeiro que seu adversário ocidental. Se eles não podiam enviar humanos, alguns animais fariam isso por eles. E deu certo!

Em setembro daquele ano, o Zond 5 teve alguns problemas em sua orientação em seu caminho de volta à Terra e caiu no Oceano Índico, ao invés do Cazaquistão como era parte do plano original. Um navio estadunidense, antes que os soviéticos recolhessem a espaçonave, conseguiu tirar algumas fotos do veículo russo.

Ninguém se impressionou

Quando recuperadas, as tartarugas, apesar de terem perdido um pouco de peso, estavam intactas. Os jornais do mundo todo anunciaram o feito, entretanto isso não deixou todo mundo chocado como eles esperavam. Em especial, os engenheiros da NASA. "Eles chegaram à conclusão de que isso não era uma ameaça", afirmou Lewis.

Apesar de alguns relatórios apontarem que a missão Apollo 8 sofreu algumas alterações após o lançamento russo Lewis afirma que os americanos não acreditavam que era necessário acelerar as missões americanas para irem à Lua devido às "investidas" da Rússia.

Ironicamente, enquanto a espaçonave russa, Soyuz, naquela época não podia transportar humanos até a Lua, hoje em dia ela é a única espaçonave capaz de trasportar seres humanos ao espaço. Os EUA ainda pagam para os russos por passeios até a Estação Espacial Internacional a bordo das cápsulas da Soyuz.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+