icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Os Simpsons previram o Coronavírus?

POR Arthur Porto EM Curiosidades 03/02/20 às 19h34

capa do post Os Simpsons previram o Coronavírus?

Como todos já sabemos, o novo vírus, que ataca o sistema respiratório, e se espalhou a partir da região de Wuhan, na China, foi classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como emergência internacional. Sabemos também que o vírus pertence à família dos coronavírus, um grupo que reúne desde agentes infecciosos, que provocam sintomas de resfriado, até outros com manifestações mais graves, como, por exemplo, os causadores da Sars (sigla em inglês, para Síndrome Respiratória Aguda Grave) e da Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio).

De acordo com a Associated Press, no sábado, 01 de fevereiro, o número de mortes na China, por coronavírus, havia subido para 259. O número de casos confirmados aumentou para 11791.

Tudo isso, para nós, é novidade. Afinal, a humanidade, novamente, tem que lidar com algo que, até então, era desconhecido. Agora, sabe para quem o coronavírus não era novidade? Para Os Simpsons. Isso mesmo. Ao que parece, fãs fiéis de Os Simpsons acreditam que a comédia animada da Fox alertou o mundo sobre o coronavírus décadas atrás.

Prova concreta

https://twitter.com/CryptoWhale/status/1222966124117200901

Para provar que estão certos, os fãs começaram a divulgar na internet, um episódio da série, que foi ao ar em 1993. O episódio, destacado pelos espectadores, apresentavam uma história sobre um vírus chamado Gripe Osaka. Na animação, o vírus se alastrava por Springfield, logo após os moradores comprarem extratores de suco do Japão.

Como relata o episódio, a epidemia começa quando os extratores de suco estão sendo embalados em caixas. Nesse momento, um dos trabalhadores diz: "Por favor, não diga ao supervisor que estou com gripe". Em seguida, o funcionário tosse dentro da caixa, enviando o vírus para os Estados Unidos. Assim, quando os extratores de suco, cujas embalagens são extremamente elegantes, chegam até Springfield, a maioria dos residentes locais começa a adoecer.

Sim, é verdade que o vírus no episódio veio do Japão, em vez de Wuhan na China. Porém, os fãs têm usado e abusado das redes sociais para mostrar que Os Simpsons tem uma propensão para prever eventos globais. "Os Simpsons previu de novo! Este episódio foi ao ar há 27 anos em 1993", escreveu um fã no Twitter. Outro internauta questionou: "Como o seriado Os Simpsons sabia disso?".

Prevendo o futuro

"Os Simpsons", desde o início, foi considerado um fenômeno. Até agora, a sitcom já tem 28 temporadas e mais de 600 episódios. Além disso, é a animação, que está há mais tempo no ar, nos Estados Unidos.

A série, em toda sua trajetória, já fez sátiras de de diversas temas, independente da natureza. Entretanto, ao longo do tempo, Os Simpsons acabou se revelando um excelente meio de, digamos, adivinhar o futuro. O episódio, sobre o coronavírus relatado pelos fãs, é o exemplo mais recente disso. Em contrapartida, houve muitos outros.

Os personagens "previram" o futuro, por exemplo, ao revelar que o Brasil perderia para a Alemanha, durante a Copa do Mundo de 2014. Além disso, em um episódio de 2012, no qual Homer participa de um telejornal, é possível ler entre as notícias que a "Europa coloca a Grécia no eBay". Total, três anos depois, a crise do país, após ter sido revelada, ganhou manchetes no mundo.

Os Simpsons segue em exibição. Ou seja, caso queira saber o que a humanidade terá que enfrentar daqui para frente, basta acompanhar a sitcom.


Próxima Matéria
Via   UOL     Época Negócios  
Imagens UOL
avatar Arthur Porto
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest