icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Os vombates estão salvando outros animais na Austrália?

POR Cristyele Oliveira    EM Ciência e Tecnologia      20/01/20 às 14h31
capa do post Os vombates estão salvando outros animais na Austrália?

Os incêndios que vêm devastando a Austrália são de cortar o coração de qualquer um. Uma verdadeira catástrofe que assola o país, desde junho do ano passado. De lá para cá, a fauna e flora australiana, que são algumas das mais ricas do mundo, vêm sendo dizimadas. As várias áreas de uma paisagem exuberante têm sido literalmente reduzidas as cinzas. Mas o pior de tudo mesmo são os milhares de animais selvagens, que estão morrendo com isso. Desde o começo dos incêndios até agora, são estimados que quase milhões de animais tenham morrido nesses incêndios.

E vendo essa situação, todo o mundo tem se mobilizado para ajudar. Várias pessoas têm contribuído para ajudar a apagar os incêndios. Seja com doações em dinheiro, serviço voluntário e até mesmo entrando no meio do fogo, para salvar animais. Mas o curioso é que uma postagem em uma rede social, que logo viralizou, tem afirmado que os vombates também estão ajudando os outros animais. De acordo com o post, esses animais estão compartilhando as suas tocas com demais bichos, durante as queimadas. Mas será que é mesmo verdade?

Voluntário animal?

Todos os esforços daqueles que, de alguma forma, estão contribuindo para cessar os incêndios e salvar a vida selvagem, com certeza, diminuíram o número de animais perdidos na tragédia. Entre bombeiros profissionais e voluntários, todo mundo tem se mobilizado com essa causa tão nobre, que é salvar a vida desses animais.

No entanto, não importa quantas pessoas se disponham a ajudar, elas não podem salvar todos os animais que tentam fugir do fogo. Mas o importante é que eles conseguem salvar uma porcentagem grande deles.

E segundo um tweet, que viralizou na rede, alguns dos animais, cujas tocas estão protegidas contra incêndios, têm cedido as suas casa para outros bichos em apuros na Austrália. O post, que já foi visualizado mais de 275 mil vezes, afirma que os vombates têm permitido que outros animais se abriguem em suas complexas tocas subterrâneas. A publicação ainda relata casos de vombates pastoreando animais em suas tocas. Mas isso é mesmo real ou apenas um post para chamar a atenção?

Ajuda improvável

Segundo especialistas em comportamentos animais, o aspecto pastoral dessa história é bastante improvável. Eles explicam que os vombates possuem pouca visão. E por esse motivo, é improvável que eles procurem outros animais e os ajudem. Além disso, também não é muito provável que eles estejam realmente compartilhando suas casas com outros animais, de bom grado. Mas essa parte não é tão impossível.

Pelo que se sabe, as tocas de vombates são tão grandes e espaçosas, que outros animais poderiam até estar se escondendo nelas e nunca encontrar um dos vombates que vive nela. Há também exemplos de vombates, que permitem que outros animais se abriguem em suas tocas, quando estão em perigo. Então, se no final das contas, houver mesmo outros animais se escondendo em tocas de vombates, é bem provável que eles não saibam disso. Ou, se sabem, não estão nada felizes com o fato.

E você, o que acha disso? Acredita que os vombates estão mesmo ajudando os outros animais na Austrália ou não? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.


Próxima Matéria
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest