icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Ouça essa canção que não era ouvida há 1000 anos

POR Bruno Dias EM Curiosidades 22/10/18 às 17h24

capa do post Ouça essa canção que não era ouvida há 1000 anos

A música tem o poder de nos fazer lembrar de momentos especiais, sejam eles alegres ou tristes. Ela nos transmite emoção. Um pesquisador na Universidade de Cambridge conseguiu reconstruir uma canção que não era tocada desde o século XI.

A obra reconstruída se chama Canções da Consolação e conta a história da obra do filósofo romano Boécio, o livro A consolação da Filosofia. Na época, criar melodias para textos clássicos era comum para que eles fosse melhor memorizados e estudados.

Logicamente, a reconstrução dessa música não foi fácil. Foram mais de vinte anos para que o musicologista Sam Barret conseguisse identificar as técnicas usadas para compor os versos que estavam no documento original. Os versos estavam, desde 1840, em uma biblioteca alemã por terem sido roubados de Cambridge.

Documento

Quando esse documento voltou para suas origens, ele foi mais estudado. O manuscrito continha neumas, que são elementos de notação musical que eram usados antes da invenção das pautas de cinco linhas. São colocadas pequenas marcas ao redor da letra da música e elas indicam o tipo de movimento sonoro que o músico tem que fazer.

"Os neumas indicam a direção melódica e detalham a vocalização, sem especificar a nota, e isso é um grande problema. Os traços de antigos repertórios musicais sobrevivem, mas não a memória que uma vez os suportaram. Conhecemos o contorno das melodias e muitos detalhes sobre como elas eram cantadas, mas não as notas precisas que compunham a canção", explica Barrett.

Melodia

Trabalhando com o manuscrito, Barret conseguiu recuperar cerca de 80 a 90% da melodia. Depois disso, ele entrou em contato com o trio Sequentia, que é um grupo musical especializado em música medieval, para conseguir colocar seu trabalho em prática.

"Ben Bagly [membro do Sequentia] experimenta várias possibilidades e eu reajo a elas - e vice-versa. Ele traz o lado humano para o quebra-cabeças intelectual que eu tentei solucionar por anos de frustração contínua", afirma.

A música completa tem mais de uma hora de duração e foi apresentada ao público pela primeira vez no último milênio no dia 23 de abril na Universidade de Cambridge. No vídeo, é possível ver um trecho dela.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest