• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Pandemia pode matar 900 milhões de pessoas

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      30/07/18 às 17h46

Você já imaginou viver em uma era onde o mundo enfrenta uma pandemia mortal capaz de destruir até 10% da população total do planeta? É realmente uma coisa assustadora e desesperadora. Uma simulação recente revelou quão facilmente um novo agente patogênico poderia fazer isso. De acordo com os estudos, um total de 900 milhões de pessoas do mundo poderiam ser atingidas. Pesquisadores da Universidade John Hopkins fizeram uma simulação da disseminação de uma nova doença. Seria um novo tipo de parainfluenza, conhecido como Clade X.

A simulação dos estudiosos foi projetada para que o Clade X não fosse marcadamente mais perigoso do que as doenças já existentes, como a SARS. Além do mais, eles analisaram os obstáculos que os governos enfrentam ao lidar com essas doenças. Estudiosos americanos usaram um método construído para ser extremamente realista. Nele, um culto do juízo final lançou um vírus geneticamente modificado. Até a animação chegar ao fim, em maio, representando 20 meses após o início do surto, 150 milhões de pessoas de todo o mundo havia morrido e ainda não tinha nenhuma vacina para conter.

Os pesquisadores afirmam que a simulação teria terminado com 900 milhões de pessoas mortas. O que mais choca é que esse número representa 10% da população mundial. Eric Toner, do Centro Johns Hopkins afirma que o mundo teve sorte pelo surto de SARS não ter sido pior. Segundo ele, o Clade X foi projetado para se espalhar com facilidade e matar rapidamente. "Isso pode ser uma catástrofe. Aprendemos que até mesmo os funcionários públicos mais experientes, que já passaram por muitas crises, ainda têm dificuldades de lidar com algo desse tipo", disse Toner. "E não é porque eles não são inteligentes ou dedicados, é porque não temos os sistemas que precisamos para obter as respostas que gostaríamos", concluiu.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Via   Metro.co Uk  
Imagens El Popular
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+