icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Para que serve 9 partes do seu corpo que você nunca imaginou?

POR Júlia Marreto    EM Ciência e Tecnologia      16/08/16 às 17h36
capa do post Para que serve 9 partes do seu corpo que você nunca imaginou?

O corpo humano é altamente complexo e muita coisa nem a própria ciência médica, ainda, é capaz de compreender. Mas, existem algumas partes de nosso organismo que conhecemos, ouvimos falar, falamos sobre, mas não sabemos na verdade para que servem.

Um bom exemplo para isso é o "dedinho" do pé. Que, na verdade, se trata de um apêndice, resquício de nossos antepassados. Os primatas antecedentes a nós utilizavam os pés para agarras coisas e subir em árvores, hoje em dia é bem raro alguém fazer isso.

De acordo com a instrutora em cirurgia ortopédica da Harvard Medical School, Anne Holly Johnson: "Se a pessoa nascer sem o dedinho ou tiver um acidente com remoção do mesmo, é possível fazer completamente tudo o que se quer".

É importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina àqueles que se identificarem.

E, foi pensando em como essas partes podem ser importantes, ou não, para nosso organismo, é que a redação da Fatos Desconhecidos selecionou uma listinha com algumas partes do corpo que você nunca imaginou para que servem. Confira:

Vesícula

A vesícula se trata de um tipo de saco membranoso, é um reservatório de bile no período de intervalo entre as refeições.Esta, por sua vez, é produzida pelo fígado e, trabalha como um "detergente" natural, que tem a função de quebrar as moléculas de gordura, facilitando a digestão. Nos momentos em que nosso organismo não está digerindo, o fígado produz a bile e a envia para a vesícula, através dos ductos biliares. Sendo assim, a única função da vesícula é armazenar a bile.

A bile possui uma substância chamada bilirrubina, "pigmento derivado da destruição dos glóbulos vermelhos do sangue efetuada no baço e que acaba indo para os canais biliares através da circulação", os sais biliares e o colesterol (que é eliminado pelo organismo através da produção de Bile. Quando há desequilíbrio na formação desses componentes ocorrem as famosas "pedras na vesícula", ou "cálculos biliares".

Pelos

Os pelos estão espalhados por todo o corpo humano mas, além de incomodar (muita gente) qual a verdadeira função deles? Alguns possuem funções, como as sobrancelhas, que evitam o suor de atrapalhar a visão, por exemplo. A verdade é que a maior parte de pelos existentes em nosso corpo são desnecessários. São apenas resquícios evolutivos.

Arrector Pili

Por falar em resquícios evolutivos, essa é outra área de nosso corpo que faz parte desse grupo. Afinal, por que arrepiamos? Os Arrector Pili são pequenos músculos ligados aos folículos capilares, nos mamíferos.

Então, quando esses músculos se contraem fazem com que os pelos que estão conectados a eles se arrepiem (fiquem em pé). Esse era um sistema do organismo para que os pelos (que eram longos o suficiente) crescessem para intimidar os adversários.

Isso acontecia há mais ou menos um milhão de anos atrás, hoje em dia não tem função, realmente, útil.

Unhas

Tem como principal função a proteção das pontas dos dedos. Praticamente tudo o que fazemos utilizamos nossas mãos para nos auxiliar. Por isso, a unha, que é formada por camadas de queratina, responsável por deixá-la "durinha", é tão importante.

As unhas possuem raízes e crescem de acordo com as novas camadas que se formam e empurram a parte que já cresceu, para frente. As unhas das mãos crescem mais rápido por que elas possuem mais vasos sanguíneos que os pés, o que agiliza o processo.

Glabela

É uma parte do corpo humano que está localizada na testa, é aquela parte que fica entre as sobrancelhas e, algumas pessoas, possuem pelos nela. Essa é a região que "protege" a maior parte do crânio humano, o osso frontal.

Saliva

A saliva é composta por 98% de água e contém eletrólitos, ou seja, mucos que auxiliam na lubrificação, além de bactérias e enzimas. Esse líquido é importante para a saúde bucal, sua função é diminuir a acidez na boca e auxilia na prevenção de cáries.

Por dia, o ser humano produz mais ou menos dois litros de saliva. Não apenas, a saliva é indispensável para a alimentação, ajudando na deglutição. E, ainda, suas enzimas colaboram na dissolução dos restos alimentícios que ficam entre os dentes.

Em outros animais, a saliva possui essas e outras funções, como ajudar na cicatrização de feridas, construção de ninhos de aves, confecção de teias de aranha, entre outros.

Flatulências

Ou "gases", ou "puns", como você preferir. As flatulências são consequências daquilo que ingerimos, são resultados do processo de digestão, natural do organismo, juntamente com gases que são ingeridos com os próprios alimentos.

É muito comum que pessoas ansiosas, que falam enquanto comem ou se alimentam muito depressa, apresentem grande quantidade de flatos. E, se você acreditava que algumas pessoas não "soltam puns", muito enganado está. O ser humano emite mais ou menos 14 flatos por dia, numa velocidade de 0,1m/s.

Eructações

[caption id="attachment_108026" align="alignnone" ] close-up of a woman with her mouth open[/caption]

Os famosos "arrotos", ao contrário do que muita gente pensa, eles não são o mesmo que flatulências que inverteram o caminho. Na verdade, as eructações são causadas por gases estomacais, enquanto os flatos são produzidos pelo intestino.

Filtro labial

Essa parte de nosso organismo não tem uma função fisiológica mas, sim, "estilística". Essa é a parte que fica entre o nariz e o lábio, sendo resultado da finalização do desenvolvimento dessas outras duas partes. Quando ocorre alguma falha na formação desse "detalhe" de nosso organismo, normalmente por herança genética ou sequela de alguma doença, essa região não se fecha completamente, causando o que conhecemos como "lábio leporino", ou fissura labiopalatal.

Então pessoal, vocês sabiam das funções dessas partes do corpo? Existe alguma outra parte que vocês gostariam de saber e não colocamos nessa lista? Encontraram algum erro na matéria? Possuem dúvidas? Sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!


Próxima Matéria
avatar Júlia Marreto
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest