icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Para quê serve o teste de Rorschach, o teste psicológico das manchas?

POR Ultra Curioso EM Ciência e Tecnologia 25/08/15 às 15h42

capa do post Para quê serve o teste de Rorschach, o teste psicológico das manchas?

Se formos definir a Psicologia de uma forma rápida e concisa, poderíamos afirmar que é a ciência que estuda e analisa o comportamento humano e as funções mentais do mesmo. E como ciência, a Psicologia se utiliza de vários meios para fazer com que o objeto de estudo - no caso um indivíduo - abra seu consciente e inconsciente para análise.

Um deles, provavelmente o mais famoso e complexo, é o chamado teste de Rorschach. Nome complicado, não é mesmo? Mas se você já assistiu ao filme Watchmen (Warner Bros., 2009) e se lembra do personagem Rorschach, então vai saber do que se trata. Mas para o que é e para quê serve o teste de Rorschach, o teste psicológico das manchas?

O teste Rorschach é um teste psicológico projetivo composto por 10 manchas de tinta impressas em cartões (cinco em preto e branco, cinco em cores), criado em 1921 por Hermann Rorschac (daí o nome). A ideia básica é a seguinte: tais manchas de tinta são mostradas as pessoas uma a uma, e sua mente trabalha bastante para dar um significado a este estímulo, e tal atribuição de sentido é gerada pela mente.

Ao perguntar às pessoa o que elas veem na mancha de tinta, elas podem estar na verdade falando de si mesmas e como elas projetam um significado sobre o mundo verdadeiro. Ou seja, uma mancha que se parece muito com uma borboleta vai ser vista por pessoas em estados mais estáveis emocional e psicologicamente como uma borboleta. Já pessoas com personalidades violentas e agressivas poderão ver uma cadeira elétrica ou uma pessoa morta!

 

Depois que o paciente percorre as 10 manchas de tinta e diz ao psicólogo o que viu em cada uma, o profissional, então, leva a pessoa através de cada mancha de tinta novamente, pedindo que a pessoa que está fazendo o teste ajude a ver o que viu em sua respostas originais. É aí que o psicólogo vai entrar em algum detalhe para entender claramente o quê e quando uma pessoa viu vários aspectos em cada mancha de tinta.

A pontuação do teste da mancha de tinta de Rorschach é bastante complexa e exige treinamento e experiência prática e teórica na administração do teste. Somente os psicólogos são devidamente treinados e têm a experiência necessária para interpretar corretamente os resultados dos testes.

Portanto, qualquer genérico "teste da mancha de tinta" que você encontrar por aí na internet, um teste de rorschach que você faz o download ou administrada por outro profissional pode ser de pouca utilidade ou validade.

 

Fonte: http://www.gargasz.info/psychology-inkblot-test-secret-behind-10-inkblot-cards-images/


Próxima Matéria
avatar Ultra Curioso
Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest