• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Para que serve os dois buraquinhos nas laterais do tênis

POR Karen Batista    EM Curiosidades      06/06/16 às 15h01

O tênis sem dúvida alguma é o calçado mais confortável já desenvolvido, obviamente isso não ocorreu por acaso, visto que cada situação exige um tipo específico de vestimenta e consequentemente de sapatos também.

Porém dentre todas as opções que nos é oferecida o tênis é o modelo mais complexo de todos eles (juntamente com o salto, e as mulheres irão concordar comigo), isso acontece devido o seu próprio proposito, que é funcionar confortavelmente durante corridas e caminhadas, ou seja, quando você precisa andar e muito!

Não é à toa que os tênis são também produzidos para serem muito resistentes e é claro que estudos sobre a anatomia de nossos pés não foram dispensados na hora de sua fabricação.

01

Nos dias de hoje, assim como todas as outras coisas, esses calçados também tendem a evoluir, e serem aprimorados. É por isso que podemos ver em vitrines e comerciais protótipos que mais se parecem com coisa de outro planeta (literalmente), cheios de tubos, amortecedores, tecidos e texturas diferentes e etc.

Mas diferente do que muita gente imagina, essas "incrementações" apesar de não ser uma regra geral, possuem funções bastante inteligentes.

É claro, que tais "detalhes" também podem ser meramente decorativos, mas a grande questão é que tem muita gente por aí, desperdiçando e não explorando ao máximo as facilidades que seu par de tênis pode oferecer.

Pode parecer besteira, mas esses pequenos detalhes, muitas vezes podem sanar problemas que levariam você a comprar um par novo!

Pensando exatamente nisso nós aqui da Fatos, buscamos a resposta para uma questão um tanto quanto simples, porém a resposta é muito mais interessante do que podíamos imaginar.

Hoje vamos falar sobre aqueles furinhos laterais, que nem todo tênis possui, mas se você foi um adolescente "diferentão" sem dúvida alguma já teve um ou mais pares de "All Star" e essa marca sempre trouxe os tais furinhos em seus modelos.

Então podemos concluir que você os viu por alí, mas nunca parou para pensar em qual seria a sua utilidade, certo?

Bom, uma de suas funções você já deve ter deduzido, que é gerar a ventilação no interior do sapato, evitando assim que o seu pézinho transpire tanto e consequentemente cause o vulgo "chulé".

00

Além disso, eles também auxiliam dentro da mesma função, na aceleração da secagem dessa parte do tênis, que todos nós sabemos que é a que mais demora para ficar totalmente sequinha quando a lavamos.

Mas uma terceira e última função, não tem nada a ver com o que você imaginou. Afinal, você sabia que esses tais furinhos também servem para regular o tamanho de seu tênis?

É isso mesmo, muitas vezes calçamos um número X, mas nosso pé pode ser mais estreito ou mais largo do que o modelo de sapato que usamos. Por isso você pode usar os seu cadarço para ligar esse ponto do tênis até a aos outros buraquinhos superiores, deixando assim tudo mais apertadinho e junto ao seu pé.

Confira abaixo como exatamente essa adaptação pode ser feita:

01

Solte o seu cadarço dos dois últimos furinhos contando de baixo para cima.

02

Transpasse o cadarço ligando um furo ao outro, e puxe conforme a sua necessidade de tamanho e pressão.

03

Retorne o cadarço e finalize de transpassa-lo nos últimos buracos, ele deve ficar como na foto acima.

Mas e então queridos leitores, vocês podiam imaginar que esses singelos furos podiam ter tantas funções assim? Qual delas mais te surpreendeu? Conta pra gente aqui em baixo nos comentários.

Próxima Matéria
Karen Batista
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+