• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Para Stephen Hawking, isso é o que precisamos fazer para a sobrevivência da raça humana

POR Isabela Ferreira    EM Ciência e Tecnologia      23/06/17 às 14h39

Que o mundo vem sofrendo cada vez mais com desmatamentos e poluição, não é novidade para ninguém, mas mesmo assim, ainda existem aqueles que dizem não acreditar no aquecimento global, que isso não passa de história para boi dormir.

Stephen Hawking, professor e físico teórico considerado o mais genial dos tempos atuais, fez previsões nada agradáveis para o futuro da raça humana. Durante o Starmus Festival, evento que celebra as artes e a ciência na Noruega, ele disse que o aquecimento global em conjunto com os riscos de uma guerra nuclear, podem reduzir a expectativa de vida humana para cerca de 200 a 500 anos.

Ele afirma que é extremamente importante continuar o combate ao aquecimento global, mas que é essencial começarmos a levar a sério a ideia de viver no espaço. Ainda questionou a atitude de Trump em retirar os Estados Unidos do acordo de Paris, alegando que foi uma decisão muito grave.

Para Hawking, vivemos sob ameaças constantes que foram e ainda são criadas pelo próprio ser humano. Quanto mais a biologia avança, maiores são as chances de que algo dê errado.

Ele cita que as armas nucleares são um  enorme risco para nós, e que se alguém quisesse, poderia nos dizimar em questão de pouquíssimo tempo, porém, elas demoram muito para serem desenvolvidas e é preciso ter uma estrutura muito grande para isso.

Já a engenharia genética, embora também leve tempo para chegar a algum resultado satisfatório, pode ser desenvolvida em pequenos laboratórios, e reproduzida de maneira relativamente fácil. Corremos risco de que aconteça algum acidente biológico e que um vírus seja criado, sendo capaz de nos destruir.

O físico considera a possibilidade de deixarmos a Terra para viver em algum outro planeta que possa ser descoberto como habitável. A cada dia que passa, o mundo fica em condições ainda piores para continuar a sustentar a sobrevivência das espécies. Precisamos pensar no futuro de nossos filhos, de nossos netos. Segundo ele "espalhar-se no espaço mudará completamente o futuro da humanidade". Será essa a nossa única chance?

Ele estimula que as nações líderes retornem à Lua até o ano de 2020, pois se perdermos o interesse na exploração lunar, a humanidade correrá ainda mais riscos de extinção, visto que a Lua é uma das esperanças para que a população seja capaz de estabelecer colônias e sobreviver. Há previsões de que daqui 30 anos isso já seja possível!

E então pessoal, o que acham? Será mesmo que a Terra terá tão pouco tempo de vida restante? Compartilha suas ideias com a gente aí nos comentários!

Próxima Matéria
Via   The Richest     BBC  
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+