icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Partes da América do Norte estão caminhando para uma mega seca

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      20/04/20 às 17h24
capa do post Partes da América do Norte estão caminhando para uma mega seca

Nosso planeta já tem seu longo período de existência e já passou por várias mudanças. Umas delas, que os pesquisadores consideram uma das mais drásticas, é a mudança climática. Isso vem afetando o mundo de várias maneiras diferentes e talvez caminhe para um ponto onde se torne cada vez mais difícil a nossa existência.

Mesmo que a pandemia de coronavírus tenha dado ao mundo eu espaço para respirar e os níveis de poluição tenham caído a crise climática do mundo não vai desaparecer. E partes dos EUA e do México estão caminhando para uma mega seca em um futuro próximo.

Para fazer essa previsão, os cientistas usaram uma análise dos níveis de precipitação, desde a virada do século e como ele se igualam aos níveis de umidade do solo que foram registrados pelos anéis de árvores no últimos 1.200 anos. Com isso, o modelo futuro sugere que a região sudoeste da América do Norte (SWNA, sigla em inglês) pode encarar uma seca pior do que qualquer uma já registrada na história.

Pesquisa

De acordo com os pesquisadores, as condições que foram vistas nessa região desde o ano 2000 são correspondentes nos tempos de seca severa no passado. E é possível que uma mega seca já tenha começado, mesmo que os níveis de precipitação em 2019 tenham dado uma pequena pausa nela.

"Os estudos anteriores foram em grande parte projeções modelo do futuro. Não estamos mais olhando projeções, mas onde estamos agora", disse o bioclimatologista Park Williams, da Universidade de Columbia.

"Agora, temos observações suficientes da seca atual e registros de anéis da seca passada para dizer que estamos na mesma trajetória das piores secas pré-históricas", continuou.

Os registros climáticos que podem ser confiáveis são datados apenas até 1900. Mas os pesquisadores estudaram os padrões dos anéis de árvores de milhares de árvores para conseguirem calcular os níveis de umidade do solo. E com isso conseguiram também ver a quantidade de chuva desde 800.

Eles conseguiram identificar quatro mega secas bem graves. E os 19 anos entre 2000 e 2018 estão superando essas outras secas em relação a falta de umidade. Além de estarem ligados intimamente com a quarta seca que aconteceu de 1575 a 1603.

Seca

De acordo com o visto na análise, essa seca também está afetando mais áreas e de um forma mais consistente. E a equipe disse que isso é resultado das mudanças climáticas. Por mais que a seca atual pudesse ter acontecido de qualquer forma, os pesquisadores dizem que o aquecimento global é responsável por metade do ritmo dela. E também por metade da sua severidade, já que ele deixa o ar mais quente e retém mais umidade do solo.

"Não importa se esta é exatamente a pior seca de todos os tempos. O que importa é que foi feito muito pior do que seria por causa das mudanças climáticas", explicou cientista ambiental Benjamin Cook, da Universidade de Columbia.

As outras secas foram provocadas por fatores naturais, como por exemplo o resfriamento da temperatura dos oceanos que não deixou que tempestades chegassem aos EUA. Mas agora ela foi provocada pelo aumento de temperatura causada por humanos, o que faz com que ela seja muito pior.

O aumento de temperatura em 1,2º Celcius pode acabar com a precipitação vista nos séculos passados e fazer com que a seca seja mais longa, mais seca e mais difundida em todo território. E os sinais dessas mudanças estão sendo vistos em todo mundo e não somente na América do Norte.

"O século XX nos deu uma visão excessivamente otimista de quanta água está potencialmente disponível. Isso mostra que estudos como esse não são apenas sobre história antiga. Eles são sobre problemas que já estão aqui", conclui Cook.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest