icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Passo-a-passo: como construir uma casa em ambiente selvagem

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      22/08/14 às 20h32
capa do post Passo-a-passo: como construir uma casa em ambiente selvagem

Seja por medo real de se tornar um náufrago, como Robinson Crusoé, ou apenas pela curiosidade, muitos de nós se perguntam como seria a sobrevivência em um ambiente selvagem. Cercado por animais, Sol, vento e frio, as dificuldades nesse tipo de situação são torturantes, então o mínimo necessário é ter um pequeno local de abrigo.

Por isso, ensinamos pra você em apenas 5 passos como construir um abrigo natural. Para isso, será necessário encontrar 4 troncos, galhos pequenos, feixes de tecido (ou cipó, ou algo que funcione como uma corda) e folhas de árvores. Aqui o guia:

1) Escolha um terreno. Plano, que não tenha marcas de escoamento da chuva e nem seja uma trilha utilizada por animais. Se for possível se identificar geograficamente, procure voltar a parte aberta da casa para o Norte, já que os ventos mais frios costumam vir do Sul (essa lógica só se aplica se você estiver no hemisfério Sul).

2) Construa a fundação. Procure 4 troncos firmes e não faça os furos superficiais demais no chão - essa será a base de sua casa, e precisa resistir bem ao vento. Forrar os espaços vagos com capim e terra é uma boa opção, já que não devem se movimentar depois de fincados no chão.

3) Piso. Para fazê-lo, dê uma distância de meio metro do chão e amarre, utilizando tecidos ou plantas, galhos menores para fazer o chão. Se houver bambus no local, perfeito! Para finalizar, forre o local com algumas folhas, garantindo um mínimo conforto.

4) Paredes. Para se proteger do vento e de animais, deve-se fechar 3 faces da casa com galhos mais finos, cipós e folhas grandes (como a da bananeira ou palmeira). Devem estar bem amarrados tanto no teto quanto na base, pois servirão para distribuir o impacto do vento.

 

5) Teto. Para construí-lo, siga a mesma lógica da parede, mas procure usar objetos leves, e, se possível, que escoem a água da chuva. Devem ficar bem presos ou voarão com a primeira brisa.

Agora é só colocar um pouquinho de barro e pronto, fica mais ou menos assim:


Próxima Matéria
avatar Pietro Bottura
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest