Pela primeira vez, astronautas abrem mão dos botões e usam telas sensíveis ao toque em espaçonaves

POR Erik Ely    EM Ciência e Tecnologia      11/05/20 às 17h52
capa do post Pela primeira vez, astronautas abrem mão dos botões e usam telas sensíveis ao toque em espaçonaves

Recentemente, a SpaceX, empresa criada por Elon Musk, decidiu inovar um pouco na criação da Crew Dragon. Sendo assim, pela primeira vez, astronautas abrem mão dos botões e usam telas sensíveis ao toque em uma espaçonave. De acordo com eles, a sensação é um tanto quanto diferente, mas que com o tempo, vão se acostumar com a nova tecnologia.

Em breve, os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley serão lançados na Estação Espacial Internacional (EEI) a bordo de uma cápsula da Crew Dragon. Dessa forma, eles serão os primeiros a estrear a nave. Contudo, para isso, eles também precisarão abandonar anos de treinamento e memória muscular ao controlar a nave.

Um pouco das mudanças encontradas na próxima geração de espaçonaves

Muitos podem imaginar que os astronautas estariam relutantes com a mudança. No entanto, ao invés de disso, eles se mostravam bastante empolgados com a nova tecnologia. "Provavelmente é um sonho de todo estudante da escola piloto de teste, ter a oportunidade de voar em uma espaçonave totalmente nova. E eu tenho a sorte de ter essa oportunidade com meu bom amigo aqui", afirmou Behnken, em uma entrevista transmitida pela NASA.

No que diz respeito às novas mudanças, podemos afirmar que os astronautas estão mais do que preparados. Isso porque, eles não apenas passaram inúmeras horas em simuladores, mas além disso, também colaboraram com a SpaceX desde os primeiros dias do projeto. "Há pelo menos 5 ou 6 anos, fomos à SpaceX e avaliamos vários mecanismos de controle diferentes", disse Hurley. "Eles estavam olhando para todas as formas de pilotar o veículo e, finalmente, decidiram por uma interface touchscreen".

Na entrevista, Hurley afirmou que no meio de tanta tecnologia, é preciso manter a mente aberta para inovações. "Claro, você sabe, crescendo como piloto durante toda a minha carreira, tendo uma certa maneira de controlar o veículo, isso certamente é diferente", continuou ele. "Mas nós pensamos nisso com uma mente muito aberta. Acho, e trabalhamos com eles para definir a maneira como você interage com ela, a maneira como seus toques realmente se registram na tela, para poder voar com clareza e não ter erros no toque. Caso contrário, isso potencialmente poderia nos colocar em uma entrada errada", completou.

O design de naves espaciais está se tornando "datado"

Segundo Hurley, os controles físicos de naves espaciais são, sem dúvidas, familiares aos astronautas. Porém, na maioria das vezes, esses controles são uma verdadeira "bagunça" e seu design é, indiscutivelmente, datado. No entanto, elas sempre serviram ao seu propósito, que era o de acoplar-se à EEI.

Contudo, conforme nos afastamos da Terra, as coisas se tornam mais complexas. Sendo assim, ninguém iria até Marte com controles assim, ainda precisaríamos de nos aperfeiçoar para essa atividade. E claro, não podemos esquecer que a SpaceX é a empresa mais engajada em chegar até o planeta vermelho. Porém, ainda há muito para ser estudado. Este primeiro voo tripulado será apenas um teste e, com esse feedback, poderemos ter uma noção maior do que será o futuro dos controles de naves espaciais.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
Via   Yahoo Finance  
Imagens Yahoo Finance
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+