icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Pela primeira vez em 150 anos acontecerá uma "Superlua de sangue azul", entenda o fenômeno

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      30/01/18 às 18h38
capa do post Pela primeira vez em 150 anos acontecerá uma "Superlua de sangue azul", entenda o fenômeno

E que tal começar o ano de 2018 com um fenômeno lunar? Pois fiquem vocês sabendo que nesta quarta-feira (31), acontece a união de alguns fenômenos raros. Pois bem, a rara coincidência envolvendo a lua vai envolver, no mesmo dia, a Lua Azul, a Lua de Sangue e ainda a Superlua. A Lua de Sangue, para quem não sabe, vai acontecer em decorrência a um eclipse lugar. Mas nós vamos explicar cada um dos fenômenos para vocês.

A NASA está chamando esse fenômeno de "Superlua Azul de Sangue" (Super Blue Blood Moon). Infelizmente, caros leitores, o eclipse aqui no Brasil poderá ser visto apenas de algumas localidades no extremo norte do país. Mas apenas o eclipse, pois na maior parte do Brasil será possível admirar toda a beleza da Lua Cheia em seu perigeu, o chamado Superlua. Mas o que são esses fenômenos? A gente explica para vocês.

Lua Azul

Esse é o nome dado a segunda lua cheia que acontece em um mês e por ser apenas uma referência no calendário, não existe nenhuma relação com alguma alteração do satélite, é apenas um nome dado.

Eclipse Lunar

No dia desse fenômeno a Lua será coberta pela Terra e sua coloração mudará para uma tonalidade avermelhada. Por que? Pelo simples fato da lua não ser atingida pela luz do Sol.

Superlua

Já a Superlua acontece quando ocorre dois eventos cósmicos. Um é o alinhamento do Sol, Terra e Lua, de modo que a face lunar fique completamente iluminada pela luz do Sol ou alinhada de maneira oposta. O outro evento é o perigeu, ou seja, a aproximação máxima da Lua em relação à Terra durante sua rota orbital ou até 90% próxima desse ponto. Quando o perigeu acontece, o satélite no céu aparece cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que o apogeu (quando está mais distante).

Essa coincidência da Superlua com um eclipse não acontece desde 1982. Por isso, esse é um evento raro que deve ser admirado. Mas e aí, preparado para ver esse grande evento? Comentem!


Próxima Matéria
Via   G1     Vix  
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest