• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Pesquisa afirma que cães realmente imitam personalidade dos donos, entenda

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      03/10/18 às 18h46

O cão é o melhor amigo do homem e isso é uma coisa que ninguém pode negar. Esses animaizinhos são capazes de ficar ao seu lado mesmo quando você cometer um crime e o mundo te julgar. Quanto maior a proximidade e a interação entre dono e animal, maiores serão as semelhanças entre ambos. Uma pesquisa realizada por cientistas austríacos afirma algo que muitas pessoas dizem há muito tempo: os cães desenvolvem personalidade parecidas com as de seus donos. Alguns bichinhos expressam a ansiedade e a negatividade dos humanos. Por outro lado, cães tranquilos e amigáveis conseguem ajudá-los a lidar com o estresse da melhor forma.

Os estudiosos realizaram os testes com mais de cem cachorros e seus donos. Nas análises, os pesquisadores mediram os batimentos cardíacos e a resposta à ameaças. Coletaram amostras de saliva também para avaliar os níveis de cortisol, considerando o hormônio do estresse. Essa substância é responsável por controlar o nosso biorritmo, reduzindo inflamações e estimulando a imunidade. Os donos foram então avaliados de acordo com cinco características de personalidade: neuróticos, extrovertidos, abertos às experiências, afáveis e conscientes.

Com isso, a personalidade dos cães também foi avaliada com base em um questionário aplicado a seus proprietários. A História mostra que os cachorros vivem com o homem há mais de 30 mil anos. De acordo com Iris Schoberl, cientista da Universidade de Viena, no estudo tanto donos como cães influenciam seus respectivos mecanismos de imitação. No entanto, o ser humano se mostrou mais influente do que o cão.

"Nossos resultados comprovam aquilo que vemos na prática: os cães e seus donos são pares sociais e influenciam um ao outro na maneira como lidam com o estresse", contou a cientista à BBC. Iris destacou ainda que os cachorros são sensíveis aos estados emocionais dos seus proprietários, podendo imitar suas emoções. Segundo uma nova pesquisa, eles são capazes de captar a informação emocional das pessoas e ajustar seu comportamento de acordo com ela.

E aí, você sabia sobre isso? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Via   BBC  
Imagens Dogs Potters
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+