icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Pesquisa alerta o perigo de usar o celular nas refeições

POR Mateus Graff EM Ciência e Tecnologia 01/03/18 às 11h06

capa do post Pesquisa alerta o perigo de usar o celular nas refeições

Já fizemos matérias mostrando que o seu celular pode estar emitindo radiação e a maneira certa de carregar o seu celular. Pois bem, hoje resolvemos trazer uma prática que todo mundo faz ou já fez ao menos alguma vez na vida. Ou vai dizer que você nunca comeu enquanto mexia no celular? A resposta provavelmente é sim e nós trouxemos um alerta sobre esse costume.

As vezes estamos na pressa e precisamos resolver mil coisas pelo nosso smartphone. Realmente é algo prático que facilita a vida de todo mundo, porém, precisamos deixar o aparelho de lado de vez em quando, principalmente na hora de nos alimentarmos. Um estudo deu um alerta sobre isso e nós explicamos com detalhes para vocês.

O experimento

Um estudo feito por cientistas da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá e publicado no periódico Journal of Experimental Social Psychology analisou dados de 300 pessoas ao saírem com amigos ou familiares. Alguns foram instruídos a deixarem o celular em cima da mesa enquanto comem. Outros foram instruídos a guardarem os aparelhos.

Ah, os participantes não sabiam sobre o que estava sendo estudado. O objetivo, na verdade, era analisar como o uso do celular as afetam. Depois da refeição, os especialistas fizeram algumas perguntas. Eles perguntaram até o quanto eles tinham aproveitado o tempo com as pessoas amadas.

Os resultados

O resultado foi o esperado. As pessoas que estavam com o celular em cima da mesa sentiram mais distraídos e nãp conseguiram curtir o momento como deviam. Outros relataram um pouco de tédio quando estavam com os aparelhos.

Ryan Dwyer, autor do estudo, disse o seguinte: "Nós esperávamos que as pessoas se sentissem menos entediadas quanto tivessem acesso aos seus celulares porque geralmente conseguem se entreter quando a conversa fica chata."

Em outro experimento, eles fizeram cem pessoas receberem cinco questionários ao longo do dia. As perguntas eram sobre como os participantes estavam se sentindo e o que tinham feito nos últimos 15 minutos. Foi observado o mesmo padrão dos jantares. Muitos participantes disseram que se não estivessem com o celular estariam mais dedicados e atentos as interações das pessoas em volta.

Dwyer diz que "ao ficarmos no celular durante refeições e momentos com amigos e familiares, além de ofendê-los, aproveitamos menos as experiências."

Mas e você, costuma ficar no celular quando está com as pessoas amadas ou os deixa de lado? A dica do estudo está dada!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest