• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Pessoas e bananas compartilham 50% do mesmo DNA?

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      05/11/19 às 18h10

O ácido desoxirribonucleico, ou DNA, é o grande elemento que une as várias pontas da existência do mundo animal. Do mesmo modo, com o mundo o vegetal de todo o planeta Terra. Ele é um composto orgânico, cujas moléculas contêm as instruções genéticas, que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus. E que transmite as características hereditárias de cada ser vivo. O DNA é a matéria que nos torna o que nós somos.

E falando em DNA, você pode já ter ouvido que os humanos e as bananas compartilham 50 ou 60% do mesmo DNA. Mesmo os dois sendo bastante diferentes, existe alguma verdade nessa estatística. Mas ela não é totalmente real.

A informação pode ter vindo de um programa, feito pelo Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano, realizado em 2013. Mas também pode ter vindo de outros lugares. Quem liderou o estudo de 2013 foi o especialista em genética, Lawrence Brody. E de acordo com o homem, o experimento foi feito para ser incluído como parte de um vídeo educacional do Museu Smithsonian de História Natural, chamado "O Genoma Animado".

Nesse vídeo, foi observado que o DNA de um humano e  deuma banana é 41% parecido.

Pessoas e bananas

Primeiramente, é preciso entender a diferença entre produtos de DNA e proteínas. Uma forma de se pensar nisso, é ver o DNA como uma planta de casca e os produtos de proteína como a casa real, já que todas as informações estão lá.

Sendo assim, pense o DNA humano como uma planta de uma casa de fazenda. Do mesmo modo, o da banana como uma casa de estilo colonial. Em cada uma das casas, existem coisas parecidas, mas os produtos finais são diferentes.

A segunda coisa, para se ter em mente, é que os genes são regiões do DNA, que codificam as proteínas e representam 2% do seu DNA. E para o experimento, os cientistas analisaram primeiro as sequências de genes, em um genoma típico de banana.

"Usamos essas sequências de DNA para prever a sequência de aminoácidos de todas as proteínas que seriam produzidas a partir desses genes. Nós fizemos o mesmo processo para todos os genes humanos", disse Brody.

Depois disso, os cientistas compararam a sequência de proteínas de cada gene da banana com cada um dos humanos. "O programa compara quão semelhante a seqüência dos genes da banana é a cada gene humano. O programa manteve as partidas mais parecidas do que se esperaria por acaso", comentou.

Genes

Eles continuaram fazendo isso, gene por gene. Foram feitas mais de quatro milhões de comparações. Posteriormente, foi calculada a média da pontuação de similaridade. "Isso nos deu o resultado de cerca de 40%", explicou.

Essa semelhança média é entre proteínas e não em termos de genes. Eles são o material bioquímico que resulta de um gene que se torna funcional. "É claro que existem muitos, muitos genes em nosso genoma que não têm uma contrapartida reconhecível no genoma da banana e vice-versa", ressaltou.

Basicamente simplificando, eles pegavam todos os genes da banana e os compararam, um de cada vez, aos genes humanos. E a partir disso, eles selecionaram um certo grau de similaridade. Aproximadamente 60% de nossos genes têm uma contrapartida reconhecível no genoma da banana.

Compatibilidade

"Desses 60%, as proteínas codificadas por eles são aproximadamente 40% idênticas. Isso, quando comparamos a sequência de aminoácidos da proteína humana, ao seu equivalente na banana", explicou.

Quando as pessoas falam dessa porcentagem, como "uma semelhança de DNA", na verdade, se referem ao que a pesquisa analisou como uma semelhança de produtos genéticos.

O núcleo, que você levaria para casa, é o que temos algo em comum com uma banana, uma batata e um pinheiro. Essa parte é verdadeira. O ponto importante sobre os produtos genéticos, ou o DNA, é fácil de ver como isso seria possível", concluiu.

Próxima Matéria
Via   Science  
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+