icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Pessoas ficaram confusas após templo de 2 mil anos ter imagem de ciclista

POR Cristyele Oliveira EM Curiosidades 03/04/19 às 14h06

capa do post Pessoas ficaram confusas após templo de 2 mil anos ter imagem de ciclista

Os povos antigos usavam gravuras e esculturas em templos e cavernas para registrar suas histórias. No entanto, um detalhe encontrado recentemente, em um templo indiano de mais de 2 mil anos, chamou a atenção das pessoas. Uma imagem de um ciclista em uma bicicleta, esculpido em uma das paredes do templo, causou um alvoroço na internet.

Afinal, acredita-se que as bicicletas teriam sido inventadas há cerca de 200 anos. Mesmo que existam diversas versões sobre o surgimento do veículo, não parece ser muito provável que ele tenha sido inventado antes do século 19. Mas será mesmo que não?

O ciclista na bicicleta

A imagem do ciclista em cima de uma bicicleta foi encontrada no Templo de Panchavarnaswamy, construído há 2 mil anos, durante o período Chola, na Índia. O templo antigo abriga muitos tesouros culturais antigos. Será que os construtores do templo já previam a invenção das bicicletas no futuro ou teriam eles as inventado muito antes do que imaginávamos?

A descoberta foi feita por Praveen Mohan, que se intitula como um historiador amador. Ele resolveu mostrar o detalhe curioso em um vídeo, que foi publicado no YouTube pelo canal Phenomenal Travel Videos. "Em um canto escuro em uma das paredes, podemos ver esta incrível escultura de um homem andando de bicicleta", diz Praveen no começo do vídeo. E não demorou muito para os internautas ficarem curiosos sobre o achado.

Nas imagens, é possível ver claramente uma pessoa andando de bicicleta esculpida em uma das colunas do templo. "Os historiadores dizem que a bicicleta foi inventada nos anos 1800, apenas 200 anos atrás, mas como isso estava gravado em um templo de cerca de 2.000 anos?", disse o indiano, intrigado com a imagem.

De fato, a primeira bicicleta com correntes foi inventada em 1885. Pelo menos, até onde se sabe.

O mistério

Apesar de ser um detalhe curioso, e que chamou bastante atenção, pode ter uma explicação bem simples. O médico e historiador amador, Dr. R Kalaikovan, também ficou curioso sobre a escultura de bicicleta no Templo Panchavarnaswamy e decidiu pesquisar a respeito.

Depois de visitar o templo, ele disse ao The Hindu que, "Nem os oficiais, nem o erudito que escreveu sua história foram capazes de explicar como a escultura chegou até lá". A pesquisa do historiador o levou a descobrir que o templo passou por uma reforma nos anos de 1920.

Nessa época, as bicicletas já eram bastante populares no país. Kalaikovan disse: "Talvez o escultor tenha visto alguém em um ciclo, ficou impressionado e gravou para sempre em pedra". É uma possibilidade que durante essa reforma, os empreiteiros tenham feito essa modificação. Essa hipótese pode ser ancorada pelo fato de que área ao redor da escultura apresenta uma cor diferente do restante da parede em que ela se encontra.

No entanto, não existe nenhuma prova que confirme isso. Até mesmo porque não se sabe como ou quando a imagem do ciclista na bicicleta surgiu no local. Talvez, seja somente algum talentoso empreiteiro que quis dar um novo toque ao monumento antigo.


Próxima Matéria
Via   Hypeness     Mirror     Extra  
Imagens Hypeness
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest