icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


As pessoas são mais inteligentes hoje ou na antiguidade?

POR Ultra Curioso    EM Ciência e Tecnologia      14/06/17 às 16h01
capa do post As pessoas são mais inteligentes hoje ou na antiguidade?

Uma das expressões que a maioria dos filhos mais escutam dos pais é que estão "mais espertos do que eles mesmos", sob a afirmação de que hoje as pessoas são mais desenvolvidas e possuem mais acesso a informação. No entanto, você já parou para pensar se de fato isso é verdade? E se a cada dia que passa a sociedade esteja mesmo ficando mais inteligente?

Pesquisadores decidiram realizar uma pesquisa para entender se o índice de Quociente de Inteligência (QI) das pessoas de hoje estão mais elevado do que os de antigamente, e o resultado é impressionante. Isso porque cientistas descobriram que desde 1950 a inteligência média subiu 20 pontos.

Um estudo realizado pelo King's College de Londres, no Reino Unido, analisou informações de 405 pesquisas sobre o assunto, realizadas com mais de 200 mil participantes, em 48 países, nos últimos 64 anos e concluíram que de fato estamos mais inteligentes do que os nossos antepassados.

Além disso, os pesquisadores Peera Wongupparaj, Veena Kumari e Robin Morris, afirmaram que esse aumento significativo no QI das pessoas mais jovens não ocorreu simultâneamente em todo o mundo, mas em apenas alguns lugares. Segundo eles, em países mais desenvolvidos os índices de quociente de inteligência aumentaram de maneira mais rápida do que nos países subdesenvolvidos.

Isso não significa que todas as nações de primeiro mundo obtiveram bons resultados. Os estudos concluíram que nos Estados Unidos, por exemplo, os índices foram altos, já no Reino Unido, os número diminuíram.

A pesquisa também percebeu que as mulheres estão ficando mais inteligentes do que os homens. Além disso, os pesquisadores concluíram que a forma como nossas crianças estão sendo instruídas e ensinadas nas escolas está colaborando para que fiquem mais inteligentes.

Alguns cientistas acreditam que exista uma predisposição genética para deixar uma pessoa mais esperta. O ambiente que nos cercam também é visto como um fator positivo que colabora para que as pessoas tenham um número de QI elevado. E isso explicaria o fato de atualmente as pessoas serem mais inteligentes do que em outros anos, já que hoje as crianças são expostas a "assuntos de adultos" mais cedo.

Flyn, 3 pontos a mais por década

Se atualmente os americanos do século passado fizessem o mesmo teste aplicado hoje, estima-se que eles conseguiriam 70 pontos. Mas se a situação fosse inversa, os jovens americanos atuais alcançariam 130 pontos. Isso significa que a cada década o QI das pessoas está aumentando cerca de três pontos.

Esta comparação mostra o que o filósofo e psicólogo James Flynn, em 1982 já havia observado. Após analisar os manuais de americanos para testes de QI, Flynn compreendeu que se esses testes passassem por uma revisão para ficar mais difíceis a cada 25 anos, seria possível observar o cenário entre os antigos e os novos. "Eu percebi que, ao fazer o teste antigo, eles conseguiram uma pontuação maior do que a obtida ao fazer o teste novo", disse Flynn.

Controversas

No entanto, alguns pesquisadores acreditam que a esperteza das pessoas de hoje é a mesma de antigamente. O doutor Gerald Crabtree, chegou a afirmar que os seres humanos que viveram durante a Grécia Antiga se ainda estivessem vivos nos dias atuais, seriam pessoas mais inteligentes e com um intelectualmente mais espertas. Além disso, teriam a memória melhor e possuiriam uma visão mais aberta sobre assuntos que de fato são importantes. Ele acredita ainda que emocionalmente eles seriam mais estáveis do que a sociedade de hoje.

Gerald explica que isso seria possível, pois cerca de 5 mil genes, responsáveis por darem base à nossa inteligência, passaram por algumas transformações ao longo do tempo, e isso fez com que a capacidade intelectual do ser humano atual diminuísse.

O que você achou dessa matéria? Acredita que é mais inteligente do que seus pais? Deixe a sua opinião abaixo nos comentários.


Próxima Matéria
avatar Ultra Curioso
Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest